Reembolso da AdRA estendido a todo o concelho

0
302

O Município de Albergaria-a-Velha anunciou que os residentes no concelho devem reunir os documentos necessários para a emissão de uma nota de crédito compensatória da água utilizada no combate ao incêndio que atingiu fortemente o território. A Junta de Freguesia da Branca avançou com a medida a nível local na tarde de sexta-feira.

Foto: Município de Albergaria

A AdRA – Águas da Região de Aveiro, “não indiferente à tragédia que assolou o distrito e o concelho em particular, consciente de que muitos clientes vão apresentar valores de consumo elevados devido à água da rede pública usada no combate aos incêndios, decidiu aplicar uma medida como forma de atenuar o valor das faturas”, lê-se no website oficial do Município de Albergaria-a-Velha.

A devolução será feita através de uma nota de crédito com valor correspondente ao volume de água considerado anormal, tendo em conta o consumo médio do cliente, bem como sobre os componentes associados e indexados, nomeadamente como relativa ao saneamento, resíduos urbanos e demais taxas. A Junta de Freguesia da Branca anunciou a medida a nível local no final da passada semana, dia 20 de setembro.

Para beneficiar da medida compensatória, deve reunir:

  • Exposição dos factos que resultaram na utilização da água da rede pública para combate aos incêndios – dados, localização do foco de incêndio, ou outros elementos que se revelem relevantes
  • Declaração da Junta de Freguesia que comprove os factos expostos, ou de outra entidade que tenha estado diretamente relacionada no teatro das operações – Corporação de Bombeiros, Proteção Civil, Município. Para a população da freguesia da Branca, a emissão do documento será gratuita.
  • Leitura do contador à data da exposição

Esta é “uma regra anteriormente estabelecida em conjunto com os municípios, que vai atenuar o impacto na fatura da água dos habitantes”, lê-se em comunicado publicado o website da AdRA. A medida aplica-se a “cada Cliente, nos municípios afetados, que utilizou água da rede publica no combate aos incêndios”.