A população da freguesia deve dirigir-se à Junta com todos os documentos necessários. Carlos Coelho, presidente da Freguesia da Branca, reforça que a decisão final de reembolso caberá sempre à AdRA.
Carlos Coelho, presidente da Junta de Freguesia da Branca, enviou um e-mail à AdRA – Águas da Região de Aveiro na terça-feira, dia 17 de setembro, “a apelar a revisão do valor da fatura da água neste mês corrente, para os nossos habitantes” considerando a que foi utilizada pelos cidadãos no combate às chamas, como escreve a Junta, em publicação nas redes sociais. O pedido foi aceite.
“Dentro de tudo o que aconteceu, ficámos felizes com esta decisão, foi de acordo com a nossa expectativa e um ato que demonstra a responsabilidade social da AdRA”, disse o presidente.
A AdRA assegura que “será emitida uma nota de crédito sobre o valor correspondente ao volume de água que se considere inusual/excessivo (tendo em conta o consumo médio do cliente), bem como sobre o valor das componentes associadas e indexadas, nomeadamente as relativas ao saneamento, resíduos urbanos e demais taxas”, lê-se na resposta enviada à Junta da Branca.
Os pedidos devem ser enviados de forma individual e serão analisados um a um, não de forma automática. Os recursos à redução devem incluir:
- Exposição detalhada do momento de combate ao fogo que levou ao uso excessivo de água – data, localização do foco de incêndio, dispositivo de água utilizado e tempo estimado de utilização, etc…
- Declaração da Junta de Freguesias a comprovar os factos expostos – Carlos Coelho informa que será disponibilizada de forma gratuita
- Leitura do contador à data da exposição