Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Setúbal, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo até às 6 horas de quarta-feira. As barras marítimas de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.
De acordo com informação disponível no site da Marinha Portuguesa, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas à navegação e as de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.
No período de maré cheia durante a tarde, conjugado com uma amplitude de maré previsivelmente elevada, várias praias poderão ficar sem areal disponível. Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Setúbal, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo por agitação marítima até às 6 horas de quarta-feira.
Na segunda-feira em comunicado, o IPMA explicou que estão previstas ondas com altura até quatro metros na costa ocidental na terça-feira, e que poderão atingir altura máxima até sete metros, uma situação pouco frequente em agosto e que resulta do posicionamento do ciclone pós-tropical ERIN. A ondulação manter-se-á forte na costa ocidental ao longo da semana, com alturas significativas entre dois a três metros.
Na sequência do agravamento das condições marítimas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população, aconselhando medidas preventivas:
> Frequentar praias permanentemente vigiadas, respeitar a sinalização das bandeiras e as indicações dos nadadores-salvadores
> Vigilância permanente das crianças
> Evitar colocar-se debaixo de arribas
> Reforçar as amarrações e a manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas