Aos grupos locais juntam-se grandes nomes da música nacional, uma comédia com João Baião e tardes de cinema para compor a programação do primeiro trimestre de 2024 do Cineteatro Alba. O Grupo Coral da Jobra e o Trauteias e Rodopias da Idade Maior abrem o palco no dia 6 de janeiro com o Concerto dos Reis.
Foto: DR
A dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester vai estar no Cineteatro Alba na noite de 17 de fevereiro no âmbito do novo ciclo de Jazz Tons Inteiros que o equipamento cultural vai promover ao longo do ano. O espetáculo da dupla realiza-se no dia das comemorações dos 189 anos da Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha.
Ainda na música, Manel Cruz, homem da frente dos Ornatos Violeta, sobe a palco no dia 23 de março para uma reinvenção do aclamado álbum a solo Vida Nova enquanto prepara o aguardado sucessor. Em fevereiro, Luís Severo apresenta o novo disco em café-concerto, na noite de 22, consolidando o estatuto de nome consensual na escrita de canções da sua geração.
Os grupos locais também brilham no equipamento municipal. Já no dia 6 de janeiro abrem a agenda cultural com o tradicional Concerto dos Reis, às 21h30, com entrada livre e participação confirmada do Grupo Coral da Jobra e Coro do Programa Idade Maior – Trauteias e Rodopias.
No ciclo Bandas em Concerto haverá espetáculos da Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas (20 de janeiro), da Banda Velha União Sanjoanense (18 de fevereiro) e da Banda da ARMAB que assinala o 84.º aniversário (3 de março) e, a 22 de março, a Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra leva a cena Garagem, o Nosso Sonho no âmbito do projeto PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas.
Cinema no feminino
No Cinema, o trimestre é marcado pelo ciclo O Movimento do Cinema, um tributo às mulheres na sétima arte, com filmes realizados por portuguesas de diferentes gerações: O Movimento das Coisas de Manuela Serra (18 de janeiro), Gipsofila de Margarida Leitão (8 de fevereiro) e Ama-San de Cláudia Varejão (28 de março).
No campo mais comercial passam pelo Cineteatro os filmes: Wonka (7 de janeiro), Patos (28 de janeiro), Ferrari (4 de fevereiro), Pobres Criaturas (25 de fevereiro), Inseparáveis (17 de março) e Duna – Parte Dois (24 de março).
No Teatro, João Baião regressa a Albergaria, nos dias 23 e 24 de fevereiro, com Feliz Aniversário, uma comédia sobre um homem infiel que vê os seus planos de passar uns dias com a amante estragados quando a esposa se recusa a sair de casa. O elenco conta igualmente com Fernando Gomes, Heitor Lourenço, Cristina Oliveira, Bruna Andrade e Joana França.
Rosinha na folia
A Companhia Erva Daninha ocupa o palco principal do Cineteatro com Parque Central, na noite de 27 de janeiro, com um espetáculo que põe várias artes performativas em diálogo e traz o espaço público para o interior, numa grande diversidade de cores, formas, géneros e ações.
O Carnaval de Albergaria tem festa marcada de 9 a 12 de fevereiro, este ano sob o tema Jogos Olímpicos. É esperada a habitual chegada dos reis, dois desfiles noturnos, um desfile infantil, noites com DJ e um concerto de Rosinha.
Os workshops na Praça e no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, a VIII edição do Concurso criAtiva Escrita dedicado à “Liberdade”, as apresentações de livros no Albergue e Biblioteca, a agenda desportiva e encontros empresariais fazem igualmente parte dos três meses de agenda, que pode ser aqui consultada na íntegra.