Desconfinamento: o que abre segunda-feira

0
2278
DR
DR

António Costa falou ao país esta tarde confirmando que “será possível avançar com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, 5 de abril”. O chefe do estado realçou que os portugueses devem evitar todos os convívios, nomeadamente “o tradicional almoço de Páscoa”, renovando o apelo para que todos façamos “o esforço para evitar que esta Páscoa ser uma Páscoa infeliz”.
Assim sendo, e conforme o Governo previu a 11 de março, o que está previsto reabrir na próxima segunda-feira são:
• 2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades)
• Equipamentos sociais na área da deficiência e centros de dia
• Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares
• Lojas até 200 m2 com porta para a rua vão deixar de ter de vender ao postigo e podem fazer atendimento presencial aos clientes
• Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal)
• Esplanadas (máx. 4 pessoas)
• Modalidades desportivas de baixo risco
• Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios

Já no final do discurso, António Costa aproveitou para deixar um agradecimento aos portugueses, pelo esforço feito durante o combate à pandemia. “É um motivo de orgulho, que deve ser transformado em força motivadora para que não tenhamos de regredir” no desconfinamento, afirmou.

Concelhos com “cautelas especiais”

Há 19 concelhos que têm de ter “cautelas especiais” porque estão acima dos 120 casos por 100 mil habitantes definidos pelo Governo como limite. Segundo explica António Costa, o desconfinamento nesses concelhos vai ser reavaliado daqui a 15 dias e pode ser travado (nesses 19 concelhos e também nos concelhos vizinhos).
Neste momento há 19 concelhos nessa situação, sendo que 6 deles estão mesmo no patamar de mais de 240 casos: Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior. Já entre 120 e 240 casos por 100 mil habitantes encontram-se os seguintes concelhos: Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Penela, Soure, Vila do Bispo e Vimioso.