Já tem planos para este fim-de-semana? O Jornal de Albergaria tem algumas sugestões para si.
Sexta
Festa do Emigrante
A Festa do Emigrante, organização da União Desportiva de Valmaior (Udv Valmaior) , realizar-se no próximo dia 15 de agosto, no Parque de Lazer de Valmaior, e o cartaz oficial já foi divulgado.
Ao longo de todo o dia há animação com música portuguesa. Para os amantes da gastronomia tradicional, o menu inclui porco no espeto, rojões, frango churrasco, caldo verde, sardinha assada, entre outras iguarias típicas e para todos os paladares. Kit Carlos abre o palco pelas 15h e à noite a atuação da banda 5Luas, marcada para as 21h30.
A entrada é livre e o evento está aberto a toda a comunidade.

Festa Anual das Lavadeiras
De 15 a 17 de agosto, o Parque do Areal, em Angeja, recebe a Festa Anual do Grupo Folclórico As Lavadeiras do Vouga, que este ano celebra o seu 42.º aniversário. Fundado a 13 de agosto de 1983, o grupo continua a manter viva a tradição local, levando a cultura popular ao coração da comunidade.
Para celebrar os 42 anos de vida, o grupo realiza o XXXIX Festival de Folclore, na sexta-feira, dia 15, às 15h, com a participação de grupos de várias regiões do país. À noite, a animação continua com a Banda Fénix e o DJ Kareca. No sábado, dia 16, Fernando Correia Marques e o DJ Limox animam o público, e no domingo, a festa encerra com a Banda Albatroz às 22h.

Arraial de Verão
A Associação Cultural Recreativa Amigos do Carvalhal (ACRAC) está a preparar uma festa para todos os gostos e idades. No próximo dia 15 de agosto, a partir das 17h, a Antiga Escola do Carvalhal é o ponto de encontro para a comunidade que se vai juntar para um Arraial de Verão.
O programa conta com a inauguração da exposição “Carvalhal e o Caima”, corridas de carrinhos de rolamentos e o tradicional jogo da malha convida todos a pôr à prova a pontaria.
E, como manda a tradição, o convívio faz-se também à mesa. O cheiro a sardinhas assadas vai encher o ar, sardinhas que se vão fazer acompanhar de outras iguarias típicas da época.

Sábado
6.ª Mostra de Estátuas Vivas
A Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior leva ao Mercado Municipal a 6.ª Mostra de Estátuas Vivas, no dia 16 de agosto, entre as 9h e as 12h.
“Uma experiência cultural para todos, onde a criatividade e o talento ganham forma”, convida, em publicação nas redes sociais, o órgão de poder local dinamizador do único encontro de estátuas vivas no concelho.
Este ano, o evento, convida pais e familiares a levar as crianças ao Mercado, para que desfrutem das ofertas proporcionadas pela atividade: pipocas, algodão-doce, pinturas faciais e arte com balões.

XL Festival Internacional de Folclore
No próximo dia 16 de agosto, a Alameda 5 de Outubro, em Albergaria-a-Velha, volta a ser palco da 40.ª edição do Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha.
A festa tem início às 21h com uma primeira atuação do Grupo de Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim, seguindo-se, às 21h30, com a subida ao tablado dos grupos participantes.
O festival contará com a presença de grupos nacionais e internacionais, incluindo representantes da Beira Litoral, Estremadura, Douro Litoral e da região espanhola de Castela de La Mancha.

Domingo
Nossa Senhora do Socorro
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro, padroeira de Albergaria-a-Velha, regressam nos dias 17, terceiro domingo de agosto, e 18 de agosto, feriado municipal, com um programa marcado pela devoção à santidade.
No domingo, 17 de agosto, os festejos têm início às 11h com uma missa campal, seguida da habitual procissão. À tarde, pelas 15h30, a música toma conta do Bico do Monte com a atuação da Associação Musical do Antuã. A jornada termina com a Oração do Terço, marcada para as 17h.

‘Funil & Abelhinha’
O Município de Albergaria-a-Velha vai celebrar o feriado municipal, que este ano se assinala a 18 de agosto, com um programa cultural repartido por dois dias que convida toda a comunidade a participar.
As comemorações arrancam na noite de 17 de agosto, pelas 22h, com a atuação da banda Funil & Abelhinha na Alameda 5 de Outubro. Formado em Arganil, em 2004, o grupo, de espírito “RudeBoy” e influências que vão de Despe & Siga a Reel Big Fish, celebra 20 anos de carreira com o disco de originais ‘Isto é tudo verdade’, cujo single de estreia —‘É Só Camones’, conta com a participação de Luís Varatojo (Peste & Sida; Despe & Siga) e satiriza, em tom cartoonizado, os efeitos do turismo e da tecnologia no quotidiano lisboeta.
A entrada é gratuita.

Segunda – Feriado Municipal
Aniversário GRCT
O Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela (GRCT) celebra, na próxima segunda-feira, 18 de agosto, o seu 42.º aniversário, e está a preparar um dia de convívio, tradição e festa para toda a comunidade. As comemorações decorrem no Pavilhão do GRC Telhadela e prometem agradar a todas as idades.
As festividades têm início pelas 15h, com Jogos Tradicionais, às 17h, o aroma da sardinhada vai-se fazer sentir, acompanhado de um animado arraial de verão, onde não faltarão, bifanas e caldo verde, símbolos da gastronomia popular portuguesa. O ponto alto das comemorações será às 20h, com o corte do bolo de aniversário, momento de celebração pelos 42 anos de história do GRCT, ao serviço da cultura, desporto e recreação local.
A animação musical fica a cargo da Banda Alta Mente.

Apresentação de Livro
No dia 18, em pleno Feriado Municipal, pelas 18h, será apresentado, na Capela da Senhora do Socorro, Bico do Monte, o livro ‘Albergaria-a-Velha e Arcediagado de Vouga – Colectânea Histórica dos Séculos X a XVI’, do historiador Saúl António Gomes. A obra reúne, pela primeira vez, documentos inéditos dos séculos X a XVI relacionados com o território albergariense e oferece conhecimento das origens históricas da região. Natural de Leiria, Saúl António Gomes é doutorado em História Medieval, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador de referência nas áreas da História Local e Religiosa.
