História económica e social do concelho é publicada em livro

0
201

No âmbito das comemorações do centenário da fábrica Alba, o município albergariense prepara-se para lançar o livro ‘O Mundo é um Moinho – História Económica e Social de Albergaria-a-Velha no século XX’.

A publicação é de Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira e será apresentada oficialmente no próximo dia 19 de junho pelas 19h00, na Biblioteca Municipal. O trabalho partiu do arquivo das fichas completas de todos os trabalhadores da metalúrgica Alba, desde o início do século XX até ao seu encerramento. São perto de quatro mil fichas com informação detalhada sobre os trabalhadores, quando foram admitidos, a sua escolaridade, origem, entre outros dados.

O livro traz a público essas informações inéditas, que permitem enquadrar e são explicativas da história global de Portugal assim como da história económica e social do concelho durante o século XX.

A coordenação da edição do livro esteve a cargo da historiadora Raquel Varela, que contou com a estreita colaboração dos técnicos do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, que disponibilizaram fotografias, depoimentos e documentação variada para a investigação.

A lotação do espaço é limitada, pelo que é obrigatório realizar marcação prévia através do endereço: biblioteca@cm-albergaria.pt