Com 12 grupos carnavalescos e centenas de desfilantes, Albergaria-a-Velha cumpre a tradição e volta a festejar o Carnaval com a realização de dois desfiles noturnos e um infantil. Este ano espera-se um regresso à infância com o tema Banda Desenhada. De 21 a 24 de fevereiro, os heróis e vilões das “histórias aos quadradinhos” vão espalhar-se pelas ruas do centro da cidade num ambiente de pura folia e toda a comunidade está convidada a assistir.
A festa arranca na noite de sexta-feira com a chegada dos Reis e apresentação dos temas, seguindo-se um concerto com Quim Barreiros na Tenda Carnaval. No sábado sai o primeiro desfile noturno. No domingo à tarde é a vez das crianças mostrarem a sua criatividade e alegria no corso infantil. À noite, a partir das 22:00h, há um concurso de fantasias com o DJ Vidal Music Entertainer e um espetáculo com os Creuzebeks – Tributo Mamonas Assassinas. Na última noite do Carnaval, sai o segundo desfile noturno e são anunciados os grupos vencedores da edição 2020. Todas as noites haverá “After Party” na Tenda Carnaval.
Os bilhetes para o concerto do Quim Barreiros (sexta-feira) têm o custo de 5 euros, sendo as entradas gratuitas na Tenda Carnaval nas outras noites. Os bilhetes para os corsos noturnos custam 2,50 euros, com entrada gratuita para menores de 10 anos. O desfile infantil é de entrada livre.
Numa conferência de imprensa, Luís Malheiro, Presidente da Associação Cultural e Recreativa Carnaval de Albergaria, evidenciou que “Albergaria precisava de Carnaval. Conheci Albergaria com Carnaval. Apaixonei-me por Albergaria no Carnaval. No ano passado tivemos um Carnaval muito bom e este ano é para continuar. Fomos o único Carnaval que em 2019 saiu os dias todos, que cumpriu o calendário à risca. Quer dizer que o S. Pedro também nos está a ajudar. A minha ideia de voltar a criar o Carnaval em Albergaria nasceu antes deste executivo mas ganhou força com ele. E é certo que o Carnaval está a crescer de ano para ano”, disse.
Os grupos
Este ano são 12 grupos que vão desfilar pelas ruas de Albergaria. São eles: Ximbornes, Os Borgas, Os 100 Maneiras, Ultras Alb, Escola de Samba Unidos de Vila Régia, Unidos de Vale Maior, Memórias e Tradições, A Espiga, A Bateira, APPACDM de Albergaria, Passarinhas do Caima e Desafio D’Arte. Pedro Campos, Vice-Presidente da A.C.R Carnaval de Albergaria, acredita que este ano o Carnaval será o “melhor de sempre” e evidenciou a qualidade dos grupos que vão participar nos corsos. “Os grupos aumentaram muito em qualidade de trabalho e também em número de desfilantes. Esperamos que o público apareça e que haja interação entre grupos e pessoas. Pelo trabalho que já vi de alguns grupos, acredito que o carnaval 20 20 vai ser o melhor de sempre em Albergaria. Se o São Pedro ajudar, esperamos receber o dobro das pessoas que tivemos no ano passado. Ou seja, 6000 pessoas em cada desfile”, afirmou.
Tal como aconteceu no ano transato, os desfiles saem, pelas 21:00h, da Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque (Casa da Criança) passando em frente à Praça e terminando na Alameda 5 de Outubro, junto do Cineteatro Alba.
Carnaval de Albergaria é dos 5 mais antigos do país
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria, evidenciou o trabalho desenvolvido pela Associação Cultural e Recreativa Carnaval de Albergaria, destacando o facto de atrair cada vez mais pessoas a Albergaria. “Quero dar os parabéns a todos os grupos e à Associação. Cada vez temos mais pessoas a visitar Albergaria. As pessoas não têm essa percepção e esquecem-se que o Carnaval de Albergaria é dos 5 mais antigos do país. Já teve uma grande importância a nível nacional. O cartaz este ano é interessante, o tema transmite a ideia que será ainda mais divertido! (…) Há sempre alguma contestação das pessoas por causa do barulho, mas três dias não pagam dívidas… por isso que seja um bom momento para toda a gente. Temos que nos divertir um bocadinho!”, afirmou. A completar este raciocínio, Jorge Lemos, Presidente Junta de Albergaria-a-Velha e Valmaior, afirmou que “em Albergaria nós transbordamos Carnaval. Há quem não goste, mas a generalidade das pessoas gosta muito do Carnaval”.
Município atribui subsídio
A Câmara Municipal e a Associação Cultural e Recreativa Carnaval de Albergaria-a-Velha celebraram, na tarde de 6 de fevereiro, um protocolo de cooperação para a realização do corso noturno (22 e 24 de fevereiro) e o corso infantil (23 de fevereiro) do Carnaval Albergaria-a-Velha 2020.No âmbito do documento assinado, a Autarquia vai atribuir um subsídio no valor máximo de 16 750 euros, cujo pagamento ficará sujeito à apresentação e acompanhamento dos orçamentos devidos, bem como proceder ao aluguer de uma tenda na Alameda 5 de Outubro, até 5000 euros. Haverá ainda a isenção de qualquer pagamento das taxas aplicáveis ao tipo de evento em causa.