Atividade social com idosos vale distinção a Albergaria-a-Velha

0
262

Albergaria recebeu a distinção “Intervenção Social Sénior Recomendada 2022”, como município pertencente à rede nacional Autarquia Social, pelo trabalho desenvolvido junto da população mais idosa.

A distinção foi atribuída pela Cidade Social a Albergaria-a-Velha graças à ação do município junto da população mais idosa. O selo de qualidade “Intervenção Social Sénior Recomendada 2022” foi concedido à autarquia pelos projetos: Programa Idade Maior (PIM), Serviço de Teleassistência, Cartão Sénior e Gerações Solidárias.

O Programa Idade Maior (PIM) oferece a pessoas com mais de 55 anos diversas oficinas nas áreas da música, teatro, informática, trabalhos manuais ou promoção da leitura. O PIM conta ainda com atividades pontuais como sessões de cinema, passeios seniores, bailes de primavera e sessões intermunicipais sobre temas variados.

O Cartão Sénior destina-se a todos os munícipes com 65 anos ou mais que cumpram critérios associados com o nível mínimo de rendimento para que possam receber ajuda no pagamento da medicação e oferta de metros cúbicos de água mensais, bem como descontos em serviços de cultura, deporto e lazer.

O Serviço de Teleassistência foca-se em habitantes de zonas social e geograficamente isoladas, servindo-os através de apoio à distância de acompanhamento e apoio social personalizados, bem como encaminhamento para serviços específicos.

O município desenvolve ainda um projeto de combate ao isolamento dos mais idosos, o Gerações Solidárias é “uma rede de voluntários que visitam e apoiam regularmente as pessoas idosas que se sentem mais sós”, como se lê no website do município.

Albergaria-a-Velha foi distinguida como Autarquia Solidária pela primeira vez em 2021, fazendo agora parte de uma rede de autarquias que “promove a partilha de boas práticas nas áreas de cooperação e desenvolvimento comunitário, na construção de sociedades mais solidárias e equitativas”, escrevem no website da Câmara Municipal.