Associações procuram chegar a famílias necessitadas

0
342

[atualizado 23/9, 15h]

Após a onda de solidariedade que uniu o concelho de Albergaria-a-Velha e vários pontos do país na doação de bens para as famílias que perderam tudo pelas chamas, as associações e grupos pedem ajuda para chegar a quem necessita. Se for o seu caso ou conhecer algum agregado nesta situação, não hesite em contactar as coletividades.

O Município de Albergaria-a-Velha apela a que os donativos entregues à autarquia sejam primeiramente agilizados junto dos serviços de Ação Social, “para evitar desperdícios, por questões logísticas e de forma a tornar a distribuição mais eficiente”, escrevem, em comunicado publicado nas redes sociais.

CAMPINHO

A presidente do Clube Desportivo de Campinho, Sandra Fernandes, agradece a ajuda dos envolvidos e informa que as principais necessidades, de momento, são de “mobílias e arranjar um teto para quem perdeu tudo”. 

A presidente adianta que a sede do clube “tem espaço suficiente para armazenar mobílias e até materiais de construção, como sacos de cimento, para as pessoas que pretendem reconstruir as suas casas”. Para os que não têm onde guardar os bens doados “podem descarregar na sede, sem problema, temos espaço” comunica. 

COMUNIDADE ‘RESIDENTES DE ALBERGARIA’

“Pedimos a quem souber, que nos encaminhe as pessoas que ficaram desalojadas, temos garagens cheias com roupa e mobiliário. Tudo aquilo que nos deram, caso não consigamos entregar, será devolvido aos donos e corremos o risco de devolver coisas que podem fazer falta a alguém, por não termos alcance junto da população”, escreve Bernardo Bastos, porta-voz do grupo informal ‘Residentes de Albergaria’, em mensagem enviada ao JA.

O coletivo pede que entrem em contacto através do 914 182 797 caso tenha perdido a casa pelas chamas ou conheça alguém nessa situação. 

JOVENS DE VALMAIOR

A duplicação de pedidos e a falta de local para armazenar os bens doados têm sido duas dificuldades das famílias que perderam tudo com os incêndios, relatos que os Jovens de Valmaior têm ouvido no terreno. O grupo associado à Paróquia local já começou a entregar os bens recebidos na tarde de sábado. 

Os Jovens pedem que entrem em contacto com o grupo através do e-mail grupojovensvalmaior@gmail.com caso estejam em situação de necessidade por perda de casa em Albergaria ou região limítrofe. 

J.U.D.A.S DE ALQUERUBIM

A Associação Cultural J.U.D.A.S de Alquerubim pede que os lesados pelo incêndio entrem em contacto através do e-mail osjudasdofial@hotmail.com para que possa indicar que necessidades específicas enfrentam de momento, de modo a evitar doações bem-intencionadas mas que não colmatem as falhas sentidas pela população. 

PARÓQUIA DE ALBERGARIA 

A Paróquia de Albergaria pede que as pessoas afetadas pelos incêndios listem as necessidades específicas que têm de momento através do e-mail geral@paroquiadealbergaria.pt, diretamente com o pároco, nos Serviços Paroquiais ou na Cáritas. Quem tiver bens que pretenda doar, deve fazer o mesmo. 

Deste modo, a Paróquia será capaz de cruzar informação e “auxiliar as famílias nas suas diversas necessidades”, como se lê no comunicado assinado pelo padre Manuel Dinis.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALBERGARIA

Em parceria com a Cáritas e Paróquia de Albergaria, o grupo de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha continua a convidar “à participação em campanha solidária para com as vítimas dos incêndios”, estando disponíveis para recolher: leite UHT (meio gordo) e conservas. Os bens poderão ser entregues na receção das escolas Básica de São João de Loure, Básica e Secundária de Albergaria-a-Velha.

AJE – ASSOCIAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES DE ALBERGARIA

A AJE – Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria tem bens variados para entregar às famílias afetadas pelo fogo e pede que as pessoas necessitadas entrem em contacto através do e-mail ajealb@gmail.com ou mensagem privada no Facebook ‘AJE Albergaria’.