As coletividades de Albergaria-a-Velha, em vários pontos do concelho, organizam recolhas de bens para apoiar as famílias que perderam a casa pelas chamas. Caso saiba de mais alguma associação/grupo que não conste nesta lista [atualizada às 12h de dia 20/9] entre em contacto com o Jornal de Albergaria. Gratos pela colaboração.
JOVENS DE VALMAIOR
Os Jovens de Valmaior preparam para dia 21 de setembro “uma campanha de recolha de bens para ajudar na reconstrução das casas afetadas”, das 14h-17h, no parque de estacionamento da Igreja Matriz de Valmaior. O grupo aponta a necessidade de:
> Roupa de verão/inverno e calçado
> Mobiliário, utensílios de cozinha (preferencialmente em conjuntos)
> Pequenos e grandes eletrodomésticos
> Roupas de cama, cobertores “e outros donativos que possam ser úteis para quem se encontra a reconstruir a sua vida”
> Para donativos de média/grande dimensão, o grupo pede contacto prévio por motivos logísticos – grupojovensvalmaior@gmail.com ou mensagem privada no Facebook ‘Jovens de Valmaior’.
J.U.D.A.S DE ALQUERUBIM
A Associação Judas, de Alquerubim, compromete-se a entregar bens doados “a quem os pediu e a quem realmente precisa deles”. A coletividade informa da necessidade de: “bens alimentares, eletrodomésticos, mobiliário, roupa, calçado, artigos escolares…”.
Os bens devem ser entregues na sede da Associação, no 51 da Rua da Escola, no Fial, Alquerubim. Para questões adicionais, pode entrar em contacto através do e-mail osjudasdofial@hotmail.com, através do qual poderá igualmente indicar as suas necessidades específicas.
Caso sobrem bens, como informa António Frutuoso, presidente da J.U.D.A.S, serão entregues a quem mais precisa, em articulação com a Junta de Freguesia de Alquerubim, Câmara Municipal de Albergaria e Bombeiros locais.
COMISSÃO DE FESTAS SANTA CRUZ
A Comissão de Festas do Sr. Santa Cruz, após doação dos bens alimentares aos Bombeiros, que sobraram do certame em honra do Santo, o grupo quer doar os bens remanescestes da quermesse – como louças e outros objetos – “a quem ficou sem nada por causa dos incêndios”. Pode entrar em contacto através do santacruz.albergaria.2023@gmail.com ou 915 751 500.
PARÓQUIA E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALBERGARIA
A Paróquia de Albergaria, em comunicado assinado pelo padre Manuel Dinis, disponibiliza-se para “auxiliar as famílias nas suas diversas necessidades”. Para tal, pede que contactem através do e-mail geral@paroquiadealbergaria.pt, diretamente com o pároco, nos Serviços Paroquiais ou na Cáritas da Paróquia.
Em parceria com a Cáritas e Paróquia de Albergaria, o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, “convida à participação em campanha solidária para com as vítimas dos incêndios”, estando disponíveis para recolher: leite UHT (meio gordo) e conservas. Os bens poderão ser entregues na receção das escolas Básica de São João de Loure, Básica e Secundária de Albergaria-a-Velha.
EDUCALBA – UNIVERSIDADE SÉNIOR
Num comunicado destinados aos alunos, professores e familiares; a Universidade Sénior de Albergaria “está disponível para o apoio solidário”, como escrevem. A Associação Educalba visa ajudar de acordo com os pedidos que for recebendo e consoante as possibilidades da própria. Pode encontrar em contacto através do 938 127 089.
COMUNIDADE ‘RESIDENTES DE ALBERGARIA’
Bernardo Bastos, porta-voz do grupo informal, recém-criado pela necessidade imediata de ajudar a população desalojada, informa que estão disponíveis para fazer entregas diretamente às pessoas – ou o mais diretamente possível. “A nossa maior preocupação é que os bens cheguem a quem realmente necessita. Estamos com dificuldade em encontrar contactos direitos de quem foi afetado pelo incêndio, não temos essa informação. Pedimos que entrem em contacto connosco e ajudaremos como for possível”, diz.
A comunidade ‘Residentes de Albergaria’ tem disponíveis camas, mobília, roupa diversa e utensílios de cozinha. O grupo já entregou “bens alimentares, uma cama, roupas, calçado e uma cadeira de alimentação para um recém-nascido” e irão entregar hoje, dia 20 de setembro, “uma cama individual, colchão e roupas”, como nos escrevem.
Para entrar em contacto, utilize o número telefónico 914 182 797.
CLUBE DESPORTIVO CAMPINHO
Sandra Fernandes, presidente do Clube Desportivo de Campinho, pede que quem precise de ajuda entre em contacto através do 965 203 20, página de Facebook ‘Clube Desportivo de Campinho’ ou e-mail geral@cdcampinho.com para indicar de que bens têm falta.
O Clube disponibiliza igualmente a sede para fins de armazenamento – objetos que conseguiram salvar do fogo ou bens que sejam, entretanto, adquiridos pelas famílias.
O Campinho já foi capaz de assegurar dois quartos completos, ajuda monetária para serviços de saúde essências para uma pessoa desalojada, produtos de higiene e material escolar para a população que perdeu a habitação.
SPORT CLUBE ALBA
Bens alimentares não perecíveis, roupa e produtos de higiene pessoal estão a ser recolhidos pelo Sport Clube Alba no Estádio Municipal, na zona do Bar, até terça-feira, dia 24 de setembro.
‘OS BORGAS’ E LANDMANÍACOS
A Associação de Carnaval ‘Os Borgas’ e os Landmaníacos de Albergaria unem esforços para acolher roupa e calçado, numa fase prioritária. No futuro, o foco das coletividades será na recolha de mobília para quem perdeu a casa no incêndio.
Caso tenha bens para doar ou esteja desalojado por consequência dos incêndios, pode agilizar a entrega ou listar necessidades através dos contactos: osborgas2019@gmail.com e landmaniacosalbergaria@gmail.com. Os grupos ajudarão de acordo com as suas possibilidades.
AJE – ASSOCIAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES DE ALBERGARIA
Eletrodomésticos, mobília, roupa de casa (lençóis, cobertores, toalhas de mesa e banho) e utensílios de cozinha são os bens pedidos pela AJE – Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria para entregar às famílias afetadas pelo fogo.
A Associação disponibiliza-se igualmente para recolher bens junto de quem os queira doar. Pode entrar em contacto com a AJE através do e-mail ajealb@gmail.com ou mensagem privada no Facebook ‘AJE Albergaria’.