Sete projetos de empreendedorismo social, inspirados, cada um deles, em associações do concelho, foram apresentados, na manhã de hoje, por alunos do 2.º Ciclo, no âmbito da ação “Faz & Acontece – mostra de empreendedorismo júnior”, promovida do Município de Albergaria.
Quatro escolas – EB da Branca, EB de Albergaria-a-Velha, EB de São João de Loure e Colégio de Albergaria -, 15 turmas, 15 professores e 280 alunos estiveram envolvidos nesta ação que se apresentou ao público, no Mercado Municipal – A Praça. Este espaço encheu-se de barraquinhas de exposição dos projetos construídos ao longo do ano letivo, em contacto direto com as associações escolhidas – Probranca, CPCJ, Bioliving, Misericórdia, ASIV e Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria.
Cidadania e sustentabilidade foram os princípios transversais a todos os projetos, de acordo com os ODS. “O que quer dizer ODS?”. A pergunta foi colocada pelo apresentador, e os alunos responderam em coro, sem hesitarem na resposta: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Quantos são? “17”, logo disseram as crianças, mostrando conhecer as metas estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ricardo Serigado, da empresa consultora GesEntrepreneur, que implementou a ação em parceria com a Câmara, foi chamando ao palco os autores dos projetos, os quais, entre a timidez e o à vontade, explicaram o processo de trabalho, em que identificaram dificuldades e oportunidades, para depois construírem uma ideia empreendedora, capaz de introduzir melhorias nas associações em causa.
“Temos cada vez mais projetos”
No final, o júri constituído por Eva Andrade (UACoopera), Carina Santos (Prave) e Andreia Rodrigues (GesEntrepreneur), teve a complicada missão de escolher o projeto vencedor. “Foi uma decisão difícil. Todos apresentaram um excelente trabalho. Vimos aqui verdadeiros empreendedores. Continuem a desenvolver essas competências que irão dar muitos frutos no futuro”, salientaram as juradas.
António Loureiro, presidente da Câmara, também elogiou os alunos. “Temos cada vez mais projetos e cada vez mais estruturados. Não interessa quem ganha, mas sim que todos se tenham envolvido e possam evoluir”.
A vereadora da Educação, Catarina Mendes, desejou que “as ideias apresentadas se transformem em projetos e que desses projetos nasçam novas ideias”, todas elas “com espírito solidário, com o intuito de bem-fazer e de trabalhar pela comunidade”.
“Enlaça-te…”
De acordo com os critérios de avaliação – criatividade, apresentação, promoção e ligação aos ODS –, o projeto vencedor foi o “Enlaça-te… Contra os maus tratos infantis”, apresentado pelo 5.º Ano da Escola Básica de Albergaria, em comunhão com a CPCJ. Um trabalho feito com sensibilidade e atenção aos detalhes, a propor uma campanha humanista intergeracional, e que inclui um hino que os alunos, no final, cantaram em conjunto. E continuarão a cantar, dando voz à sua vontade solidária.