O 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV) foi, esta segunda-feira, até à Escola Secundária do concelho para saber mais sobre os agentes de proteção civil albergarienses e vizinhos. Os cerca de 350 alunos passaram pelos postos informativos, montados na escola, do Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR de Águeda, Albergaria e Aveiro, Bombeiros de Albergaria, Afocelca e Associação Florestal do Baixo Vouga.
“Esta é uma iniciativa que serve para transmitir aos alunos o trabalho de cooperação intermunicipal e de entidades privadas no conjunto de ações que desenvolvem como agentes de proteção civil, no sentido geral do termo”, comenta João Oliveira, técnico superior do serviço municipal de Proteção Civil, com o Jornal de Albergaria.
Para além do aparato no exterior do edifício, repleto de grandes viaturas de socorro e instrumentos utilizados no apoio à população, eficazes em aguçar a curiosidade das turmas, algumas das ações de formação decorreram nas novas instalações, construídas no local das antigas oficinas da escola. O espaço tenciona direcionar-se à formação especializada com foco no Ensino Profissional, mas sempre maleável às necessidades da população e comunidade escolar, como explica Catarina Mendes, vereadora da Educação.
A ação de sensibilização foi organizada pelo Clube de Proteção Civil Escolar, criado pelos professores de Educação Física, Gonçalo Melo e Ana Souto, e integrada, por conveniência e pertinência, nas atividades municipais da semana do Domínio de Articulação Curricular (DAC), como explicam. “Já fizemos várias ações para informar os alunos sobre as funções e o funcionamento da Proteção Civil. É algo que todas as escolas deveriam ter”, recomenda Gonçalo Melo.
As atividades do DAC estenderam-se pela manhã com mais uma aula fora da sala, dedicada às boas práticas alimentares, com o nutricionista Pedro Botelho a apresentar a palestra “Nutrição em Ambiente Escolar”, inserida no programa municipal “Encontros com a Educação: Todos pelo Sucesso”. A iniciativa do Clube de Proteção Civil Escolar segue até às 17h de hoje e amanhã, dia 4, conta com uma formação de Suporte Básico de Vida.