A primeira formação no distrito de Aveiro em instalação de ZCAP – Zonas de Concentração e Apoio à População em caso de acidente grave ou catástrofe decorre, desde ontem, em Albergaria, com a participação de perto de 60 formandos.
A formação destina-se a equipas da Proteção Civil, Segurança Social, Corporações de Bombeiros, Cruz Vermelha, Forças Armadas, autoridades policiais e elementos dos serviços das autarquias do distrito. Ontem, houve um webinário para formação teórica, seguindo-se, hoje e amanhã, a componente prática, no Pavilhão da Incubadora de Empresas, com a simulação de um cenário de acolhimento de pessoas provenientes de duas aldeias evacuadas na sequência de um incêndio rural, assegurando cuidados básicos, alimentação, agasalhos e apoio psicossocial.
O Pavilhão da Incubadora de Empresas serviu já de ZAP em situações reais, quando aqui foi instalado um hospital de campanha para doentes Covid quando acolheu crianças provenientes de um centro de abrigo, evacuado por causa de um incêndio, em 2019, como lembrou o presidente da Câmara de Albergaria, esta manhã, na abertura da formação prática.
“No passado e pela força da Covid, fizeram-se alguns investimentos para dar resposta à população que precisava de ter uma zona onde pudesse estar e receber cuidados primários”, disse o edil António Loureiro.
Os exercícios de simulação, coordenados por Bruno Vaz, da Equipa de Apoio Psicossocial, e Sandra Alves, chefe de divisão de Segurança, Saúde, Estatuto Social da Direção Nacional de Bombeiros, começaram pela repartição de tarefas. Uns elementos foram destacados para o posto de comando, outros para a equipa técnica que recebe e acode à população, e outros cumprem o papel de figurantes, representando a população acolhida.
A escolha de Albergaria para esta ação deveu-se ao facto de ser uma cidade central e por isso facilitadora para todos os que tiveram que se deslocar, segundo esclareceu o comandante distrital da Proteção Civil, José Carlos Pinto.
Redigido por Sofia Meneses