- Publicidade -
14.8 C
Albergaria-a-Velha
InícioAtualidadeBiblioteca Municipal recebe exposição de Jorge Bacelar

Biblioteca Municipal recebe exposição de Jorge Bacelar

- Publicidade -

A exposição “Ruralidades”, de Jorge Bacelar, médico veterinário reconhecido internacionalmente pela arte de fotografar o mundo rural, vai ser inaugurada esta quinta-feira, dia 9 de junho, às 18h, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

“Ruralidades” é uma exposição de retratos com foco nos homens e mulheres do mundo rural, cujas vidas se dedicam a cultivar a terra e a tratar do gado. “É neste ambiente que eu encontro a luz que quero, que tenho as pessoas que eu sinto como família”, afirma Jorge Bacelar.

Sem iluminação e sem artifícios, Jorge usa a sua lente, a proximidade com as pessoas, para obter as fotografias, no cenário mais realista possível. “Além do rosto, tento captar as mãos, porque elas também falam e contam muito sobre as pessoas, e também o fruto do seu trabalho e os animais com os quais eles convivem diariamente”, salienta o artista.

Jorge Bacelar nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo. É médico veterinário há mais de 20 anos, exercendo a sua profissão na região de Aveiro. Despertou para a fotografia há oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Pessoas que já o conhecem por causa do seu trabalho como médico veterinário, facilitando e confiando na sua missão de fotografar. Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito.

Ao longo dos anos, tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015; World Photographic Cup 2016; FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016; 2016 OIE Photo Competition; Documentary Award HPA 2017; Global Photographic Union; Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017; Singapura Photo Cup 2017; Photographic Society of America 2017; IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017; ou Travel Photographer of the Year 2020.

O trabalho de Jorge Bacelar estará exposto na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha até dia 7 de julho.

- Publicidade -
Francisco Amaral
Jornalista Estagiário do Jornal de Albergaria – Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra. O gosto pela escrita e o bichinho pelo jornalismo desportivo trouxe-me até a Albergaria. Tento sempre ter um livro debaixo do braço e um filme na cabeça.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!