Na véspera do Dia de São Valentim, o AnCoragem lança o desafio de olhar para o amor para lá dos clichés e questionar até que ponto pode, ou não, justificar tudo. No próximo dia 13 de fevereiro, a Biblioteca Municipal acolhe a segunda edição do seminário ‘O “Amor” cura tudo?’
AnCoragem promove ‘O “Amor” cura tudo?’ para refletir sobre relações saudáveis e prevenção da violência
O AnCoragem – Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, projeto dinamizado pela PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, continua a afirmar-se como resposta no apoio a vítimas de violência doméstica, integrando a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
A atuação do AnCoragem centra-se no apoio psicológico, social e jurídico, complementado pela dinamização de ações de formação, sensibilização e prevenção, dirigidas à comunidade em geral e a públicos específicos.
No âmbito das comemorações do Dia de São Valentim, que se celebra a 14 de fevereiro, o Gabinete AnCoragem dá continuidade ao seminário ‘O “Amor” cura tudo?’, promovendo a sua 2.ª edição, que terá lugar no próximo dia 13 de fevereiro, entre as 14h e as 17h30, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. A iniciativa propõe uma tarde de partilha, reflexão e aprendizagem, centrada no amor, nos vínculos e nas relações, bem como no seu impacto na saúde, no bem-estar e na prevenção da violência.
Esta nova edição pretende abordar temas como a prevenção da violência nas relações de intimidade ao longo do ciclo de vida, a violência no namoro, a violência sexual e as boas práticas na construção de relações saudáveis. Para o efeito, o seminário contará com a participação de profissionais de diferentes áreas de intervenção, assegurando uma abordagem multidisciplinar e enriquecedora.
Entre as oradoras confirmadas está Eunice Carmo, que vai abordar os Programas SUN & MOON, focados na prevenção da violência sexual e na promoção da consciencialização e do respeito. Daniela Miranda que vai refletir sobre a importância do cuidado e da prevenção da violência nas relações, enquanto Ana Santos trará ao debate as relações de intimidade na terceira idade, destacando a proteção, os direitos e a qualidade de vida. Já Ana Teles vai centrar-se no flagelo da violência no namoro, explorando dinâmicas, sinais de alerta e casos práticos, com especial enfoque na juventude. Mariana Parente leva ao seminário a importância do vínculo afetivo na infância, sublinhando o impacto do apego seguro na construção de relações saudáveis ao longo da vida. A moderação fica a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal, Henrique Caetano.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, sendo as vagas limitadas. As inscrições decorrem até ao dia 10 de fevereiro e podem ser efetuadas através do QR Code disponível no cartaz ou do formulário online. A iniciativa reforça o compromisso do AnCoragem e da PRAVE na promoção de uma comunidade mais informada, consciente e ativa na prevenção da violência doméstica e nas relações de intimidade.
Saiba mais sobre as oradoras nas redes sociais da organização.

















