Berbigão (ou crico), mexilhão, navalha, amêijoa, choco, ostra, entre outros, serão as “estrelas” do “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria”, promovido pelo Município de Ílhavo, com o apoio da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro. A finalidade é valorizar a ria, a maior fonte de bivalves a nível nacional, e sensibilizar para a importância da comunidade piscatória.
“Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” é o novo evento, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, que vai fazer as delícias dos apreciadores de berbigão (ou crico), mexilhão, navalha, amêijoa, choco, ostra e outros “frutos” da Ria de Aveiro. De 6 a 30 de abril, os restaurantes, bares e snack-bares aderentes irão pôr no prato esses “ex-libris” da gastronomia da Região.
“Com propriedades organanolépticas únicas, os bivalves da Ria de Aveiro fazem do Município de Ílhavo um destino de eleição para o consumo destes produtos, confecionados por quem melhor sabe”, salienta o Município.
O objetivo é, conforme refere a Autarquia de ílhavo, “promover a gastronomia local, estimular os circuitos curtos e legais da economia local, e o consumo destes produtos no Município, em especial nos restaurantes, bares e snack bares, que ficam responsáveis pela criação de um menu especial com estes produtos como ingrediente principal”.
As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes serão divulgados em breve em visitilhavo.pt.
“Valorizar a pesca nos circuitos naturais e legais”
Para a APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro, que colabora na organização do festival, este evento é mais um passo importante para “valorizar um produto natural e saudável ainda pouco conhecido”, que representa uma faturação anual de cerca de 4 milhões de euros, nos circuitos legais”, segundo disse ao Jornal de Albergaria Acúrcio Santos, funcionário da APARA. “Em termos de quantidade, a Ria de Aveiro fornece mais de 50% a 70% de todos os bivalves a nível nacional, e mais de 80% dos cricos existentes no mercado”.
Acúrcio Santos diz que o “Vamos aos Cricos” irá contribuir para uma maior sensibilização em relação à comunidade piscatória que “todos os dias, com bom ou mau tempo, parte para a pesca, nas zonas autorizadas e cumprindo todas a regras de salubridade”.
O funcionário considera que, apesar do esforço por parte das autoridades, devia haver maior fiscalização contra práticas ilegais, e mais respeito pela pesca artesanal profissional, ameaçada por outros negócios. “Há que tentar preservar esta riqueza natural que a ria nos dá e que tem sido um pouco usurpada com concessões para viveiros”, defende.

Foto: DR