Escavações arqueológicas em São Julião desvendam passado da Branca

0
340

A oitava campanha de escavações arqueológicas no Monte de São Julião, na freguesia da Branca, vai ter início na próxima segunda-feira (21 de junho) e desenvolver-se até 16 de julho.

Os trabalhos serão desenvolvidos por arqueólogos do Centro de Arqueologia de Arouca e contam com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, no âmbito do projeto de valorização arqueológica e ambiental do Monte de São Julião.

As escavações neste sítio arqueológico foram retomadas em 2014 e têm permitido identificar vestígios de um povoado habitado há mais de 3000 anos, durante os finais da Idade do Bronze. Nos trabalhos do ano passado foi reconhecida a base do que terá sido um posto de telegrafia ótica, usado no século XIX para comunicações militares. Este ano as escavações vão centrar-se num posto de telegrafia que terá existido no século XIX.

Em anos anteriores já forem identificados restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado, assim como um monumento megalítico e fragmentos de louça e outros objetos utilizados à época.