A segunda edição da semana “À descoberta do Turismo Industrial”, iniciativa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, conta com pontos de interesse de Norte a Sul do país, passando ainda pelos Açores. As visitas, exposições e passeios, distribuídos de 10 a 16 de abril, comprometem-se a contar as histórias de cada região, através das mãos dos operários e força das máquinas.
Ílhavo, Águeda, Anadia e Oliveira de Azeméis são os concelhos mais próximos com atividades pelo património industrial. Uma visita guiada ao bairro operário da Vista Alegre e respetivas oficinais, um peddy papper no Navio-Museu Santo André (Ílhavo), uma passagem pelo Museu das 2 Rodas (Anadia) ou aos Laboratórios da Abimota (Águeda), bem como à fabrica Novarroz (Oliveira de Azeméis) são alguns dos planos que pode agendar para esta semana.
Na zona Centro, estão associados à Semana Nacional do Turismo Industrial, os Municípios de Abrantes, Anadia, Águeda, Cantanhede, Covilhã, Entroncamento, Ílhavo, Manteigas, Marinha Grande, Porto de Mós, Seia, Tomar e Torres Vedras. O programa completo está disponível aqui, com a secção dedicada à Região Centro a começar na página 41.
Foto: DR