Stress impede a imaginação e a criatividade

0
176

“É frustrante quando nos encontramos sem ideias e o stress, seguidamente, consegue impedir a imaginação e criatividade”

Sem ideias? O que fazer? É fan­tástico quando a sua criativida­de está a funcionar plenamente. Mas o que acontece quando ela está comprometida? Quando se depara com dificuldades e a imaginação simplesmente não flui, como sair de um bloqueio criativo? É frustrante quando nos encontramos sem ideias e o stress, seguidamente, consegue impedir a imaginação e criativi­dade.
Para resolver isso em primeiro lugar, deve-se afastar do projeto em que está dedicado ou sim­plesmente concentrar-se em algo diferente.
O eterno realizador Alfred Hitchcock, lutava contra isso en­quanto escrevia com seus escrito­res. Eles, regularmente, tinham bloqueios criativos tão grandes que acabavam em conflito na es­crita dos guiões. No entanto Hit­chcock desviava os debates para questões que nada tinham a ver com a discussão, no começo, era estranho, afirmavam, mas ele in­tencionalmente tentava distrair a atenção da confusão e assim eli­minar a tensão do momento.
Então, se está preso sinta-se livre para fazer uma pausa ou fazer outra coisa, uma ideia ou uma solução pode surgir en­quanto vive um momento de lazer.
Em segundo lugar, há a autor­regulação que é uma restrição que impõe a si mesmo e que de­termina o que pode ou não pode fazer durante um projeto, por exemplo, se tem um objetivo de pintar um quadro, tente usar apenas um número limitado de cores.
Estudos mostraram que a au­torregulação, faz com que as pes­soas produzam resultados mais variados, uma vez que há menos opções para escolher.
Um exemplo é o caso do clás­sico escritor norte americano Theodor Seuss que se limitou a usar apenas 50 palavras ao es­crever o livro “Ovos verdes e pre­suntos”, que resultou num dos livros infantis mais populares e sempre.
Estar numa rotina contínua faz gastar muito tempo em pen­samentos de sobre o que fazer em vez de criar. Por isso, outro método para sair de um bloqueio criativo é fazer algo, qualquer coisa sem se preocupar tanto com o resultado.
Thomas Alva Edison foi um grande defensor deste princí­pio, assim, ele pensava que para inventar algo grande é necessá­rio gerar muitas e muitas ideias, por exemplo, foram necessários milhares de teorias diferentes e experiências fracassadas para poder construir uma lâmpada elétrica prática e eficiente.
Em resumo, é normal que sin­ta medo quando tem um blo­queio criativo, isso acontece-nos a todos, já que não há nenhuma fórmula para lidar com isso, pelo menos para já! Só precisa encon­trar o método que funciona me­lhor para si. Assim sendo, faça!