“É frustrante quando nos encontramos sem ideias e o stress, seguidamente, consegue impedir a imaginação e criatividade”
Sem ideias? O que fazer? É fantástico quando a sua criatividade está a funcionar plenamente. Mas o que acontece quando ela está comprometida? Quando se depara com dificuldades e a imaginação simplesmente não flui, como sair de um bloqueio criativo? É frustrante quando nos encontramos sem ideias e o stress, seguidamente, consegue impedir a imaginação e criatividade.
Para resolver isso em primeiro lugar, deve-se afastar do projeto em que está dedicado ou simplesmente concentrar-se em algo diferente.
O eterno realizador Alfred Hitchcock, lutava contra isso enquanto escrevia com seus escritores. Eles, regularmente, tinham bloqueios criativos tão grandes que acabavam em conflito na escrita dos guiões. No entanto Hitchcock desviava os debates para questões que nada tinham a ver com a discussão, no começo, era estranho, afirmavam, mas ele intencionalmente tentava distrair a atenção da confusão e assim eliminar a tensão do momento.
Então, se está preso sinta-se livre para fazer uma pausa ou fazer outra coisa, uma ideia ou uma solução pode surgir enquanto vive um momento de lazer.
Em segundo lugar, há a autorregulação que é uma restrição que impõe a si mesmo e que determina o que pode ou não pode fazer durante um projeto, por exemplo, se tem um objetivo de pintar um quadro, tente usar apenas um número limitado de cores.
Estudos mostraram que a autorregulação, faz com que as pessoas produzam resultados mais variados, uma vez que há menos opções para escolher.
Um exemplo é o caso do clássico escritor norte americano Theodor Seuss que se limitou a usar apenas 50 palavras ao escrever o livro “Ovos verdes e presuntos”, que resultou num dos livros infantis mais populares e sempre.
Estar numa rotina contínua faz gastar muito tempo em pensamentos de sobre o que fazer em vez de criar. Por isso, outro método para sair de um bloqueio criativo é fazer algo, qualquer coisa sem se preocupar tanto com o resultado.
Thomas Alva Edison foi um grande defensor deste princípio, assim, ele pensava que para inventar algo grande é necessário gerar muitas e muitas ideias, por exemplo, foram necessários milhares de teorias diferentes e experiências fracassadas para poder construir uma lâmpada elétrica prática e eficiente.
Em resumo, é normal que sinta medo quando tem um bloqueio criativo, isso acontece-nos a todos, já que não há nenhuma fórmula para lidar com isso, pelo menos para já! Só precisa encontrar o método que funciona melhor para si. Assim sendo, faça!