- Publicidade -
14.1 C
Albergaria-a-Velha
InícioLifestylePrograma diversificado assinala Semana Europeia da Mobilidade em Albergaria

Programa diversificado assinala Semana Europeia da Mobilidade em Albergaria

- Publicidade -

No âmbito da 20ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de setembro, o município de Albergaria-a-Velha vai organizar um conjunto de atividades de promoção da mobilidade suave. Subordinada ao tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, esta semana procura refletir as oportunidades de mudança resultantes da pandemia.

A Câmara de Albergaria preparou um programa diversificado para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, onde se incluem várias ações e atividades que visam sensibilizar a comunidade para formas mais sustentáveis de fazer deslocações dentro da cidade e no concelho.

Assim, no dia 16 deste mês será realizada a ação de sensibilização “Bike in Work” dirigida aos colaboradores da Câmara Municipal. O objetivo é “incentivar a utilização de bicicletas elétricas nas deslocações de trabalho entre os vários edifícios e equipamentos municipais”, refere um comunicado da autarquia. No dia seguinte, entre as 10h00 e as 12h00, a Incubadora de Empresas vai receber a oficina prática sobre “Manutenção Preventiva de Bicicletas”, orientada para toda a comunidade. O fim de semana começa com “Vai e Volta, a Malta Transporta”, que acontece no sábado de manhã no Mercado Municipal – A Praça. “Neste local, dois voluntários vão estar disponíveis para transportar as compras numa cargo-bike até à casa dos munícipes, dentro do perímetro urbano, num raio de 2,5 quilómetros”, explica o município albergariense. No domingo (19), pelas 10h00, terá lugar mais uma edição do passeio “Pateira Sobre Rodas”, dinamizado pela Associação BioLiving. O encontro é no Parque da Boca do Carreiro e a inscrição é obrigatória e limitada a 15 pessoas. Os interessados em inscrever-se podem fazê-lo através do seguinte link.

Na segunda-feira, 20 de setembro, a GNR – Escola Segura vai dinamizar a ação “O Uso da Bicicleta na Cidade em Segurança”, dirigida às crianças. Nesse dia, a partir das 14h00, realizar-se-á, na Incubadora de Empresas, uma Oficina dedicada à utilização de veículos elétricos – bicicletas elétricas, cargo-bikes e trotinetes para a população em geral.

No dia 21, serão apresentadas as conclusões do estudo “Volta a Portugal em, busca da, Bicicleta”, que percorreu o país à procura do melhor enquadramento para o uso da bicicleta. A apresentação, em parceria com NunoZamaro – Agência da Mobilidade, tem lugar no Cineteatro Alba pelas 10h30.

A terminar a semana, no Dia Europeu Sem Carros, celebrado a 22 de setembro, a Alameda 5 de Outubro vai ser um espaço de brincadeiras à volta dos meios de transporte sustentáveis. A iniciativa é dirigida a crianças com idades entre os 3 e os 12 anos e tem lugar entre as 8h30 e as 18h30.

O município de Albergaria refere ainda que durante a Semana Europeia da Mobilidade será “possível solicitar o empréstimo de uma bicicleta MOB.A e haverá cargo-bikes ao serviço do comércio local”.

A participação nas várias ações é gratuita, sendo que algumas carecem de inscrição obrigatória. Além do passeio “Pateira Sobre Rodas”, conforme acima mencionado, os interessados deverão inscrever-se na oficina sobre a utilização de veículos elétricos, na apresentação do estudo “Volta a Portugal em, busca da, Bicicleta” e no Dia Europeu Sem Carros através dos contactos 234 520 193 ou desporto@cm-albergaria.pt.

- Publicidade -
Solange Ferreira
Jornalista do Jornal de Albergaria - Nasci e cresci em Albergaria-a-velha. Aos 19 anos troquei o conforto de casa pelas montanhas beirãs, onde me licenciei em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. A vontade de inovar e aprender coisas novas levou-me a fazer Erasmus, durante 6 meses, na Universidade de Roma "La Sapienza". Seguiu-se um Mestrado em Comunicação e Jornalismo na Universidade de Coimbra.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,521GostosGostar
2,557SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!