Diversidade marca Agenda Idade Maior

0
291

Teatro, música, atividade física, formação, exposições, “Olimpíadas Sénior” e o congresso “Um Lugar.. Uma identidade” comprovam a diversidade de ações incluídas na Agenda Idade Maior, preparada pelo Município de Albergaria-a-Velha, em articulação com várias instituições e coletividades locais. O programa reparte-se por vários espaços e começa já dia 27 de setembro.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa – 1 de outubro – será alvo de um programa, a decorrer a partir de 27 de setembro, envolvendo, em especial, utentes do Programa Idade Maior, IPSS e entidades com respostas para a terceira idade, do concelho de Albergaria, embora com muitas iniciativas voltadas para a comunidade em geral.

A Agenda Idade Maior, preparada pelo Município de Albergaria-a-Velha, em articulação com várias instituições e coletividades locais, tem início, dia 27, quarta-feira, com a peça “À Grande e à Portuguesa”, pelas 14h30, no Cineteatro Alba. No dia seguinte, a Biblioteca Municipal é ponto de encontro, a partir das 14h30, para uma conversa com a GNR, sobre o Programa Apoio 65, aberta à comunidade em geral, utentes do PIM e Universidade Sénior.

“Olimpíadas Sénior”

Quinta-feira, a Cediara leva a efeito as “Olimpíadas Sénior”, a decorrer no Grupo Cultural Recreativo de Telhadela, entre as 9 e as 17 horas

Dia 29, realiza-se a segunda edição da formação “em massa” (Mass Training) em Suporte Básico de Vida (SBV), das 9h00 às 13h00, no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha. A participação é gratuita, mas requer inscrição, aqui.

Na parte da tarde, pelas 15h00, no mesmo espaço, terá lugar uma Mega Aula de Atividade Física.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa conta com um evento musical – a atuação do grupo Plectru, no Mercado Municipal – A Praça, a partir das 15h30.

“Trauteando no Alba” é a atividade previstas para 2 e 3 de outubro, no Cineteatro, entre as 14h30 e as 15h30. Será uma aula especial da Oficina Trauteias e Rodopias, num ambiente diferente, com o repertório trabalhado pelos utentes ao longo do ano letivo e com uma atuação especial do Coro Idade Maior.

Congresso “Um Lugar.. Uma identidade”

Dia 4 de outubro, o Cineteatro Alba volta a acolher mais um evento relevante: o congresso “Um Lugar.. Uma identidade”, organizado pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que decorre entre as 8h30 e as 18h30, para profissionais de saúde, profissional da área social e comunidade em geral.

A inscrições fazem-se através do endereço de email ELo.CuidadosPaliativos@gmail.com.

Exposições

Da Agenda Idade Maior fazem parte duas exposições, ambas patentes entre 17 de setembro e 2 de outubro: “A Idade é apenas um número”, pelas Residências Montepio, e “(Re)Viver”, pela Probranca.

Até dia 13, haverá outras ações, como sementeira de árvores autóctones, a dinamizar pelo Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, e um passeio a Aveiro, pela APPACDM.

Para o Município, esta “é uma programação que visa corresponder às expectativas e interesses da população mais velha, demonstrando que o envelhecimento participativo e bem vivido está ao alcance de todos, com as comunidades locais a serem entidades basilares na sua promoção”.

Foto: DR