‘Princesas e Dragões’ celebra 500 anos de Camões e muito mais

0
35

O encontro formativo mergulha no tema “Uma Herança. Novos Rumos” e cruza-se com o aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, efeméride a que dedica dois painéis – um deles, com a presença do comissário-geral para as Comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta e outro com a autora de “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões”. As inscrições estão abertas até dia 14.



O tema da 11ª edição de ‘Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa’ é “Uma Herança. Novos Rumos”, com o intuito de explorar “novas significações, novos mundos e novas interpretações”, ao longo dos dias 21 e 22 de março. Para tal, o Município de Albergaria-a-Velha, prepara uma série de painéis, exposições, oficinas criativas, entre outras atividades, distribuídas entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Alba.

O primeiro de dois painéis, com lugar no Cineteatro Alba, intitula-se “Todo o mundo é composto de mudança”, às 15h de 21 de março, e conta com a participação de: Isabel Rio Novo, escritora e autora de “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões”; Martim Sousa Tavares, maestro e diretor artístico; e Olinda Beja, escritora, poeta, contadora de histórias e Embaixadora de Cultura de São Tomé e Príncipe.

O segundo painel, “Se a tanto me ajudar o engenho e arte”, decorre a 22 de março, às 10h, e reúne: José Augusto Bernardes, comissário-geral para as Comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões; Carla Marques, investigadora CELGA – ILTEC; e Sandro William Junqueira, romancista e coordenador do Projeto PANOS.

Durante o encontro, o Cineteatro e a Biblioteca acolhem oito oficinas práticas, permitindo aos participantes que se inscrevam numa por dia. “A ilustração, o processo de escrita, a arte de contar histórias, a preservação da cultura, o ensino, a literatura infantil e juvenil são alguns dos temas que vão ser abordados”, conforme divulgado pela autarquia no website próprio.

O evento inclui ainda duas visitas guiadas à exposição “Forma Papel e Tesoura”, de Maria Remédio, no Cineteatro, às 20h de sexta-feira, e “Palmeiras, Pavões e Estendais. Desenhos para imaginar o mundo”, de Cinara Saiónará, na Biblioteca Municipal, às 12h de sábado. Para a noite de sexta-feira, está agendada uma Tertúlia Performativa com Benita Prieto e Ângelo Torres, às 21h30. No sábado, às 18h, apresenta-se o espetáculo “Hansel e Gretel: a Casinha de Chocolate”.

Inscrições abertas

O encontro é dirigido a docentes (equipas das bibliotecas e professores), bibliotecários, mediadores culturais e outros profissionais da área da educação e biblioteconomia.

O evento é organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, através do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa e da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, contando com o apoio da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha.

A participação tem o valor de 10 euros, excluindo o jantar convívio na noite de sexta-feira, que terá um custo adicional de 15 euros. As inscrições estão abertas até 14 de março, através do formulário disponível em https://www.cm-albergaria.pt/viver/biblioteca-municipal/para-alem-de-princesas-e-dragoes-2025/inscricao/inscricao.