Bombeiros de Albergaria recolheram 17 toneladas de equipamentos elétricos

0
483

Os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha participaram pela primeira vez na iniciativa Quartel Electrão. Para estreia, o comandante dos bombeiros albergarienses, Albano Ferreira, admite estar “muito satisfeito” com os resultados alcançados.

No total, de janeiro a novembro de 2021, foram 17.625 toneladas de equipamentos elétricos usados, pilhas e lâmpadas. As quantidades não permitiram à corporação do concelho ganhar prémios, mas Albano Ferreira reforça que o importante é a “responsabilidade ambiental” praticada. Por isso, a participação albergariense vai continuar a fazer parte da iniciativa nacional e os portões do quartel dos Bombeiros de Albergaria vão continuar abertos para receber mais material elétrico, pilhas e lâmpadas em fim de vida.

As expectativas do comandante são para que no final desta sétima edição, que decorre até novembro, o concelho consiga superar os resultados alcançados este ano. “Queremos sempre mais. Há que sensibilizar as pessoas para virem cá deixar os equipamentos e assim também se sentirem responsáveis por terem contribuído para salvar o meio ambiente“, afirma o responsável que admite gostar de poder ver a corporação ganhar prémios. “O primeiro prémio é um veículo ligeiro de combate a incêndios tipo florestal e depois há outros. O importante é dar uma segunda vida estes equipamentos mas se pudermos juntar o útil ao agradável e sermos gratificados, melhor“, reforça.

Até novembro deste ano, a população é convidada a deixar no quartel operacional dos bombeiros de Albergaria os seus equipamentos elétricos usados bem como pilhas e lâmpadas.

Quartel Electrão atingiu novo máximo de recolha de equipamentos usados

Na sexta edição do Quartel Electrão, realizada em 2021, foram recolhidas mais de 2.410 toneladas de equipamentos elétricos usados, mais 19% do conseguido em 2020. Números conseguidos pela participação de 159 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país.

O grande vencedor foi a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses (distrito do Porto), que recolheu mais de 161 toneladas de equipamentos.