Cerca de 25 encarregados de educação irão iniciar, dia 4 de janeiro, Academia Digital para Pais, na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Desenvolvida pela E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, este projeto com conta também, nesta edição, com a parceria do projeto SafeWeb 2.0.
O objetivo é desenvolver competências digitais, especificamente direcionadas para pais e encarregados de educação. Em quatro sessões, os participantes inscritos irão adquirir conhecimentos em informática que lhes permitam responder de forma mais eficaz às solicitações digitais da vida escolar dos seus educandos.
Este é o segundo ano que ao Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha promove a Academia Digital para Pais, projeto que a nível nacional vai já na sua terceira edição.
“O ano passado foi muito gratificante”, disse Ana Esteves, professora coordenadora do projeto, ao Jornal de Albergaria. “Vieram pais e também alguns avós interessados em perceber melhor as questões relacionadas com o mundo da Internet, incluindo as questões da segurança, para poderem ajudar os netos. É excelente o debate que se gera em volta destes assuntos, e a partilha de experiências entre todos”.
Numa primeira fase, a formação decorrerá todas as quartas-feiras, durante o primeiro mês do ano, das 18h30 às 20h30, para pais do 1º Ciclo do Ensino Básico. Seguir-se-á, em março, a Academia Digital para Pais do 2º CEB e, em maio, para o 3º CEB, cujos prazos de inscrição serão atempadamente divulgados.
A professora coordenadora adiantou que o conjunto das formações conta com cerca de 20 formadores voluntários, entre professores, alunos do curso TGPSI – Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, encarregados de educação e monitores SafeWeb.