Depois de um fim de semana rico em propostas culturais para todas as idades, já está tudo a postos para segunda parte do Festival dos Canais, que começa esta sexta-feira (23 de julho) e decorre até domingo. O evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e organizado pelo Teatro Aveirense volta a receber diversos concertos, artes de rua, instalações e espaços para as famílias.
No que se refere à programação, destaque para os concertos na Praça Marquês de Pombal. As atuações começam às 18h30, podendo-se assistir a Troll’s Toy com Orquestra Filarmonia das Beiras (dia 23), Matay com Agir (dia 24) e D.A.M.A (dia 25). Para o palco na escadaria do Atlas Aveiro estão guardadas as atuações de Lobo Mau (dia 23), Curt Davis (dia 24) e Cabrita (dia 25), sempre às 17h00.
Também o espetáculo UNO (23 e 24) é, literalmente, um dos momentos altos desta edição do Festival dos Canais. A companhia Delrevés vai transformar a fachada do edifício do Cineteatro Avenida num palco onde ganha forma um espetáculo de dança vertical. Ainda na dança, outra proposta a ter em conta é “Rise”, da Wonderground Company, no Largo de São Gonçalinho, um convite para uma experiência que apela ao sentimento de comunidade e que faz do espaço um ritual de transformação.
De regresso está o projeto “Ilhas Suspensas” (23, 24 e 25). Os espectadores serão levados de barco para desfrutar de uma oficina de escuta de sons subaquáticos, em “#switchoffandlisten” (de Francisca Rocha Gonçalves), e uma performance que faz da paisagem um elemento promordial, em “A Stop Along the Way” (de Darya Efrat).
O humor também é parte integrante deste segundo fim de semana do Festival. O espetáculo “De Risa en Risa” (24 e 25), no Parque Municipal Infante D. Pedro, com o mexicano Aziz Gual a conduzir o público pelo misterioso mundo do riso, interligando números de clown e momentos de destreza e habilidade, entre monociclo, equilibrismo, malabarismo e instrumentos musicais promete despoletar muitas gargalhadas ao público presente.
Os mais novos não ficaram esquecidos do programa cultural e voltarão a ser brindados com o Jardim das Brincadeiras, instalado no Cais da Fonte Nova. Aqui as crianças podem desfrutar de um percurso sensorial e diversas atividades. Também de regresso está o projeto Metamorfoses nos Canais, no Edifício da Antiga Capitania, composto por diversas performances, instalações e workshops.
Nas artes visuais, o público continua a poder desfrutar da instalação “Desenho de Sombras”, de Patrícia Geraldes, no Mercado José Estevão. No exterior do edifício da Antiga Capitania está uma obra da artista polaca Ola Korbanska, intitulada “As Lavadeiras”.
O Museum of Broken Relationships, um projeto oriundo da Croácia que conta histórias de relações terminadas, lança o convite a todos os que já tiveram corações partidos, para doar um objecto que os lembre desses desamores para uma exposição que passará por Aveiro entre 14 de agosto e 3 de outubro. Até 25 de julho estão a ser angariadas peças e qualquer pessoa pode contribuir.
O Festival dos Canais é totalmente gratuito. No entanto é necessário o levantamento de bilhetes, que ficam disponíveis 1h antes do início das atividades no respetivo local. No caso dos concertos na Praça Marquês de Pombal, os bilhetes podem ser levantados 1h30 antes em frente ao Museu de Aveiro / Santa Joana.
O evento continuará a poder ser acompanhado através da Festival dos Canais TV, uma emissão nas redes sociais com entrevistas, reportagens e os principais destaques do festival. Pode ver a programação completa do evento aqui.