Futebol de formação é rei em mais um Torneio Primavera

0
281

Chega ao fim mais uma edição do Torneio Primavera, organizado pelo SC Alba. Dois dias repletos de futebol, nos dias 7 e 8 de abril, encheram e fizeram do Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira a capital de Albergaria-a-Velha durante aquele tempo.

Ao todo participaram 42 equipas de 16 clubes: FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, SC Braga, CD Feirense, SC Beira-Mar, RD Águeda, AD Taboeira, AD Valonguense, SC Vista Alegre, ARC Barroca, GDR Soutelo, Anadia FC, GDE Eixense, URD Atalaia e GD São Roque, além das equipas do clube organizador.

Centenas de jovens atletas fizeram parte do torneio que é já um marco do clube e do concelho. Esta foi a 14ª edição do Torneio Primavera, que tem por objetivos a promoção do futebol de formação e o convívio de experiências entre os mais novos. Ao fim de dois dias inteiros com a bola no pé, o futebol e os jovens saíram a ganhar.

Do lado de fora, as bancadas estavam repletas de pais e familiares dos atletas, sempre a puxar pelos mesmos. Como verdadeiras claques, os adeptos fizeram a festa durante quase todo o evento, que também teve a bênção de São Pedro, com sol e calor nos dois dias.

O evento teve o seu pontapé de saída pelas 9h de dia 7, com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, vice-presidente, Delfim Bismarck, presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Jorge Lemos, e Ilídio Coelho, presidente do SC Alba. Os quatro dirigentes trocaram uns ‘toques’ de bola a fazer relembrar a sua infância, antes de se dirigirem às centenas presentes para desejar um bom torneio.

Durante dois dias os três campos elaborados pela organização não tiveram um minuto de descanso, presenciando momentos de bom futebol, golos e muito fairplay entre as várias equipas.

Antes da entrega de prémios, todos os participantes do Torneio Primavera juntaram-se no relvado para, à semelhança do ano anterior, elaborarem um gigante laço humano, em comemoração do mês de prevenção dos maus-tratos infantis, iniciativa promovida pela CPCJ.

Os vencedores:

No final, apesar do aspeto competitivo, todos levaram para casa uma medalha, os Petizes venceram todos, e os vencedores dos outros escalões foram: Infantis A – Águeda; Infantis B – Barroca; Benjamins A – Feirense; Benjamins B – Águeda; Traquinas A – Porto; Traquinas B – Águeda e o prémio Fairplay foi atribuído à equipa de Atalaia.

Além dos prémios coletivos, foi destacado pela organização do torneio, o melhor jogador e o melhor guarda-redes de cada escalão. Pelos Traquinas B, o melhor guarda redes foi do RD Águeda, Guilherme Gomes, e para não festejar só, o colega de equipa, Rafael Santos foi distinguido como o melhor do escalão. No escalão de Traquinas A, o FC Porto foi o vencedor, ao ter dois jogadores das suas fileiras distinguidos: Afonso Sousa foi o melhor guarda-redes e Frederico Pereira o melhor jogador. Dos Benjamins B, Matias Henriques do Águeda foi o melhor guarda-redes, ele que se emocionou ao ouvir o seu nome. O melhor jogador do escalão foi Salvador Sousa do SC Braga. O CD Feirense festejou duplamente, pois o melhor guarda-redes, Rui Moreira, e o melhor jogador, Rodrigo Saraiva do escalão Benjamins A defendem as suas cores. No escalão de Infantis B, Rodrigo Pereira e Martim Tavares fizeram as delícias do ARC Barroca ao receberem os galardões de melhor guarda-redes e melhor jogador, respetivamente. Por fim, nos Infantis A, Rodrigo Gonçalves deixou o prémio de melhor guarda-redes na equipa da casa e Kevin Teixeira levou o prémio de melhor jogador pelo RD Águeda.