Gala de Sacer angaria mais de mil euros para AHMA

0
327

A receita de bilheteira proveniente da Gala de Sacer foi, esta manhã, entregue à Associação Humanitária Mão Amiga, nas instalações do Lar Aconchego, por representantes da Ordem de Sacer e PRAVE, organizadores do evento que decorreu no início do mês.

A 1ª Gala de Sacer angariou 1170€ em receita de bilheteira, entregues, esta quarta-feira, à AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga pela PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e Ordem de Sacer, organizadores da celebração de cultura e altruísmo. Na noite de cerimónia solidária, a 2 de março, no Cineteatro Alba, a AHMA conseguiu ainda 590€ em doações de convidados.

Pedro Marques, presidente da PRAVE; Dalila Ferreira, coordenadora da PRAVE e Alfredo Côrte-Real, grão-mestre da Ordem da Sacer em Portugal, visitaram o Lar Aconchego, o Centro de Acolhimento Residencial da AHMA, para entregar o cheque e melhor conhecer o trabalho da primeira IPSS local ajudada pela Gala de Sacer. O Lar acolhe 20 crianças, a mais nova com ano e meio e a mais velha com 23 anos, a maioria natural do distrito de Aveiro, que estão ao cuidado de 55 profissionais da Ação Social.

“Somos sensíveis e curiosos sobre o trabalho que aqui fazem. A PRAVE tem esta vertente social e humanitária que nem sempre é visível, mas que é o foco do que fazemos junto das camadas mais vulneráveis da população. A Gala de Sacer é exemplo disso e é algo a replicar em próximos anos”, disse Pedro Marques.

“Estar em conjunto”

As questões colocadas pelos visitantes sobre o funcionamento quotidiano do Lar e respostas sociais da Associação foram respondidas por Sandra Pinto, presidente da Assembleia Geral da AHMA; Irina Baptista, presidente do Conselho Fiscal e Beatriz Machado, diretora técnica do Aconchego, que receberam a doação com gratidão.

Sara Pinto explica, em declarações ao JA, que a IPSS consegue gerir bem o dia-a-dia, mas continua a sentir um grande peso nas despesas correntes com pessoal e sempre que planeia melhorias que saem do orçamento considerado normal – como é o caso da adição de uma cobertura exterior que permita aos residentes e profissionais usufruir da zona fora de paredes, faça chuva ou faça sol. O projeto para o toldo está em andamento.

Irina Baptista realçou a importância da Gala de Sacer por ter permitido “ir ao encontro da população e divulgar o trabalho feito pela AHMA, dar espaço para estar em conjunto”, um elemento tornado possível pela decisão das entidades organizadoras de realizar o espetáculo dentro do concelho e fora dos grandes centros urbanos, como lembrou Alfredo Côrte-Real.