Cineteatro Alba recebe cinema do mundo em honra de comunidades migrantes locais

0
49

O programa abre a 30 de março às 17h com ‘All We Imagine as Light’, da realizadora Payal Kapadia – o primeiro filme indiano a receber o Grande Prémio em Cannes e o primeiro em 30 anos a competir pela Palma de Ouro. Os próximos filmes serão produções relacionadas com Venezuela, Angola, Colômbia, Brasil e Ucrânia.

O ‘Ciclo Comunidades’ leva ao Cineteatro Alba seis filmes internacionais feitos nos países de origem das comunidades migrantes mais prevalentes no concelho de Albergaria-a-Velha: Índia, Venezuela, Angola, Colômbia, Brasil e Ucrânia; a passar do final de março até dezembro. A seleção de filmes foi feita por Vítor Ribeiro, convidado pelo Cineteatro para a curadoria da iniciativa.

A nota de divulgação destaca o Ciclo pela “importância de celebrar as diferentes culturas que coexistem na nossa sociedade, a riqueza e a complexidade dos povos, convidando à curiosidade e à aprendizagem do outro”. Os filmes foram escolhidos porque “celebram as comunidades migrantes bem como a sua valorização e orgulho, tendo em vista a criação de um espaço de diálogo artístico que possa contrariar a discriminação”.

O programa abre a 30 de março às 17h com ‘All We Imagine as Light’, da realizadora Payal Kapadia – o primeiro filme indiano a receber o Grande Prémio em Cannes e o primeiro em 30 anos a competir pela Palma de Ouro.

Seguem-se os filmes:

  • 27 de abril – ‘À Distância’ (2015) de Lorenzo Vigas, da Venezuela
  • 25 de maio – O documentário da plataforma de jornalismo independente Divergente ‘Por Ti, Portugal, Eu Juro!’ (2024), feito em Angola entre 2016 e 2021, pelos jornalistas Diogo Cardoso, Sofia da Palma Rodrigues e Luciana Maruta
  • 26 de outubro – ‘Pássaros de Verão’ (2018) de Cristina Gallego e Ciro Guerra, da Colômbia
  • 30 de novembro – A Vida Invisível’ (2019), um dos grandes títulos do novo cinema brasileiro, de Karim Aïnouz
  • 28 de dezembro – ‘Donbass’ (2018), Sergei Loznitza, da Ucrânia

As sessões começam todas às 17h. Os bilhetes custam 3€ ou 2€ com desconto Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário ou Jovens SUB 23. O projeto decorre no âmbito da adesão do equipamento municipal à RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, com financiamento para os projetos apoiados dividido ao meio entre a autarquia.

Leia mais sobre o novo ciclo na edição do Jornal de Albergaria nas bancas até 2/4/2025 ou em versão digital