- Publicidade -
16.5 C
Albergaria-a-Velha
InícioCOVID-19Vacinação já arrancou em Albergaria

Vacinação já arrancou em Albergaria

- Publicidade -

As primeiras vacinas contra a Covid-19 para a população com mais de 50 anos com doenças associadas, começou a ser feita hoje, no Centro de Saúde de Albergaria.

As portas abriram minutos depois das 08h30 mas pelas 08h00 já havia quem aguardasse a sua vez para receber a primeira dose da vacina. Num misto de expectativa e esperança, os utentes veem a vacinação como um passo importante para o regresso à normalidade, como explica o primeiro vacinado, Lutero Dias, residente na freguesia da Branca. “Não estou nervoso, tenho que olhar à minha saúde e a vacina é importante. Oxalá ajude a voltar à normalidade“, afirma.
O Centro de Saúde é o local de vacinação para a Covid-19 no concelho, nas instalações das antigas urgências. Neste primeiro dia está prevista a vacinação de 150 utentes mas a vacinação vai continuar amanhã e no sábado, sempre a partir das 08h30 durante todo o dia. Ao longo dos três dias, está prevista a vacinação de 460 albergarienses com a vacina da AstraZeneca. Quanto à vacinação do grupo dos maiores de 80 anos, ainda estão a ser aguardadas indicações, mediante a disponibilidade de vacinas, para estabelecer datas concretas.
Todas as vacinas têm marcação pelo que se apela ao respeito pelas horas estipuladas. No caso de não conseguir comparecer, deve informar a unidade de saúde para que possam substituir o utente e assim garantir que nenhuma dose seja desperdiçada. Antes da toma da vacina, os utentes têm de responder a um formulário fornecido pela Direção-Geral da Saúde, onde são analisadas questões de saúde como se teve algum sintoma nos últimos dias, doenças ou reações alérgicas a algum medicamento ou vacina. Todo o processo é acompanhado por profissionais de saúde que esclarecem as dúvidas que os utentes possam apresentar.
Depois da inoculação da vacina, há um período de espera de cerca de 30 minutos, para verificar se há efeitos secundários, e é atribuído um cartão ao utente com a informação do lote da vacina, a data da toma e a previsão para a administração da segunda dose, que deverá ser após 12 semanas.
Para este processo de vacinação está destacada uma equipa composta por cinco enfermeiros distribuídos por dois gabinetes de vacinação, um gabinete de preparação das doses, área de receção e vigilância após a toma da vacina.
 
*Notícia atualizada às 10h07.
 

- Publicidade -
Adriana Ribeiro
Jornalista do Jornal de Albergaria - Licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior. Leitora assídua e apaixonada pela escrita desde pequena. O gosto pelo jornalismo foi por isso inevitável. O jornalismo regional tem sido o grande foco de trabalho, tendo já passado por várias redações de vários pontos do país.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,681SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!