Vacinação nos lares do concelho de Albergaria inicia amanhã

0
476
DR
DR

Vai ter início amanhã, dia 20 de janeiro,  a vacinação contra a covid-19 nos diversos lares do concelho de Albergaria-a-Velha. A vacina será administrada até ao final desta semana a todos os utentes e profissionais dos espaços residenciais, considerando que estão em contacto direto com os idosos.
A Associação de Solidariedade Social de Alquerubim-ASSA será o primeiro espaço onde a vacina vai ser administrada. O processo continua no dia 21 (quinta-feira) na Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e conclui-se no dia 22 com a vacinação na APPACDM, Solar das Camélias e Geriabranca. As vacinas vão ser administradas por profissionais de saúde, que farão a deslocação até às instituições.
O processo de vacinação vai ser acompanhada pelos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, como medida preventiva, na eventualidade de ser necessário prestar cuidados de socorro em caso de alergia ou reação à vacina.
Este é um procedimento que decorre da primeira fase de vacinação, de acordo com o plano elaborado pela Direção-Geral de Saúde. A vacina, que é gratuita e facultativa,  deverá ser tomada em duas doses, intercaladas por três ou quatro semanas. Por agora, um vacinado só se deve considerar protegido de doença sete dias depois da toma da segunda dose da vacina. Este é o período de tempo que dá garantia de uma resposta robusta por parte do seu sistema imunitário.