A vertente doméstica do projeto municipal destinado a “facilitar e descomplicar o processo de compostagem dos biorresíduos” passa pela distribuição de 350 compostores. Saiba como adquirir o seu e descubra mais sobre “Albergaria A-Verde a Compostar”.
O Município de Albergaria-a-Velha assinalou, na passada terça-feira, dia 6 de junho, o arranque oficial do “Albergaria A-Verde a Compostar”, um projeto de participação gratuita focado “na valorização dos resíduos orgânicos” e com o propósito de “facilitar e descomplicar o processo de compostagem dos biorresíduos”, como se lê no website da Câmara.
A iniciativa será executada em duas vertentes: comunitária e doméstica. A inauguração do compostor comunitário para 25 famílias na Vila das Laranjeiras, perto da Horta Biológica da Lapa, como havia noticiado, há cerca de um mês, o Jornal de Albergaria, foi o primeiro passo da vertente comunitária.
Na mesma tarde, foram assinados os protocolos entre o Município e os beneficiários e responsáveis pelos compostores, sobretudo cidadãos que residem em habitações sem espaço verde com solo de terra, e entregues os cartões de acesso controlado. Houve ainda lugar para uma formação explicativa para garantir a qualidade do composto – que servirá jardins públicos e a horta biológica.
Na vertente doméstica, o Município encontra-se a distribuir 350 compostores domésticos, destinados a casas com jardim ou terreno. O pedido para adquirir o compostor gratuito é feito através desta hiperligação.
Para além de uma melhor gestão de recursos, o “Albergaria A-Verde a Compostar” visa cumprir as metas da União Europeia na redução dos resíduos e na reciclagem, sendo que, a partir de 2024, todos os municípios têm de promover a recolha dos bio-resíduos.