Ainda não vai ser este ano que o Parque de Exposições de Aveiro vai receber os expositores, restaurantes ambulantes, vendedores e carrosséis da centenária Feira de Março.
A Câmara Municipal de Aveiro decidiu cancelar o certame pelo segundo ano consecutivo com “grande mágoa mas com o devido sentido de responsabilidade” devido à pandemia. O município explica, em comunicado, que apesar da expectativa criada sobre o regresso do evento e das “medidas definidas pela Câmara Municipal de Aveiro no Programa de Ação Social à Atividade Social e Económica 2021, com a redução de 50% dos valores para suportar pelos participantes, constata-se que não se encontram minimamente reunidas as condições para realizar um evento desta envergadura“.
Evento de animação pode acontecer em agosto
Conscientes das dificuldades que os proprietários dos habituais carrosséis estão a passar, a autarquia aveirense avança a possibilidade de realizar um evento de animação no recinto exterior do Parque de Feiras e Exposições no mês de agosto “desde que esteja reunidas todas as condições de segurança e legais para o efeito“.
Maratona da Europa 2021 também foi cancelada
As entidades envolvidas na realização da Maratona da Europa (Câmara Municipal de Aveiro, Turismo de Portugal e a Globasport) foram unânimes no cancelamento da prova desportiva por considerarem “não se encontrarem reunidas as condições para a realização de um evento com a participação de milhares de pessoas“, que tinha data marcada para o próximo dia 25 de abril. Devido à evolução da pandemia em Portugal, a organização considera ser “igualmente difícil prever outra data durante o ano de 2021, enquanto não estiver criada a imunidade de grupo com a disseminação do programa de vacinação“. Apesar disso, está em cima da mesa a realização de “várias ações promocionais da Maratona da Europa 2022, quer no município de Aveiro e de Ílhavo, como também em todo o território nacional“, caso as condições legais e sanitárias o permitam.
As entidades reconhecem ser “uma decisão muito dura de tomar” mas estão já a preparar a “edição do próximo ano de 2022, ficando definida a data de 24 de abril, na perspetiva da evolução positiva da pandemia“, diz.