Depois de 16 elementos dos Bombeiros de Albergaria terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no passado sábado, na tarde desta quarta-feira, foram vacinados mais 30 operacionais. Quer isto dizer que metade do corpo de bombeiros albergariense já está vacinado, indo ao encontro das diretrizes nacionais, que ditavam uma primeira fase de vacinação a 50% das corporações.
Estão assim vacinados 46 elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria. Aos soldados da paz foi administrada a vacina Astrazeneca, pelo que a segunda dose será dada no prazo de 2 a 3 meses conforme indicação da DGS.
Ainda não há data prevista para os restantes elementos da corporação serem vacinados, situação que preocupa Albano Ferreira, comandante dos Bombeiros de Albergaria. “Ainda não está definida a 2ª fase da vacinação, ou seja, não se sabe ainda quando é que os restantes dos bombeiros vão receber a vacina”, afirma ao Jornal de Albergaria.
O comandante refere ainda a necessidade de toda a corporação ser vacinada antes da época de incêndios. “Nessa altura os Bombeiros devem estar todos vacinados” uma vez que “Albergaria-a-Velha, por motivos de logística, é uma zona que serve como posto de abastecimento de refeições, entre outras coisas, para muitas corporações de norte a sul do país. Se os Bombeiros não tiverem sido inoculados pode colocar-se em risco a operacionalidade”, conclui.