6 testes de COVID-19 disponibilizados aos 27 utentes e 8 funcionárias do lar de idosos da Branca

0
4915
Jornal de Albergaria - Testes
6 testes de COVID-19 disponibilizados aos 27 utentes e 8 funcionárias do lar de idosos da Branca

Lurdes Reis, diretora técnica do lar de idosos Geriabranca tem pela frente uma difícil tarefa: escolher apenas 6 pessoas (de entre 35, dos quais 27 utentes e 8 funcionárias), para serem submetidas aos testes de despiste COVID-19.
Delegada de saúde da ARS Centro, Irene Francisco, apenas disponibilizou seis testes para todas as pessoas que estão retidas dentro do lar de idosos desde domingo, incluindo a diretora técnica do lar.
Em declarações ao Jornal de Albergaria, hoje durante a tarde, Lurdes Reis, diretora técnica do lar, previa este desfecho: “queria que nos viessem fazer o teste de uma vez por todas, mas isso não vai acontecer, porque não há testes.” A diretora técnica mostra-se apreensiva referindo a importância de saberem se estão infetadas para tomarem medidas mais assertivas e evitar uma maior propagação do vírus.
As funcionárias que se encontram dentro do lar, desde a madrugada de domingo, aplicam à risca todas as medidas de contingência, situação que “não esta a ser fácil” (…) “tenho a minha equipa cansada, é uma exaustão física, mas sobre tudo mental. Lurdes Reis acrescenta ainda que “temos utentes conscientes e orientados que estão preocupados.” A equipa do lar têm mantido os idosos confinados ao espaço dos seus quartos a fim de evitar o contágio, caso existam mais casos positivos que para já é uma incógnita.
As preocupações estão longe de ficar por aqui.  Os familiares dos utentes esperam respostas que tardam a chegar. Para além de “não estar a ser fácil manter aqui as funcionarias 24 sob 24h. Temos também as nossas famílias la fora. Eu tenho uma menina de 3 anos la fora…. Estão todos muito preocupados.”
Em termos de equipamento de proteção individual, a diretora técnica, garante ter stock suficiente, “o Dr Sérgio desde o primeiro momento tem comprado” material de proteção em quantidades, mesmo sem saber quanto tempo vai durar o estado de emergência.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 18.000 morreram, segundo contagem da AFP com dados atualizados hoje às 18h.
Em Portugal estão confirmados 2362 casos; suspeitos são 15474; 22 recuperados desta pandemia e há a registar 33 óbitos.