- Publicidade -
19.4 C
Albergaria-a-Velha
InícioSociedadeMunicípio assinala Dia Mundial da Juventude e apela à participação dos jovens

Município assinala Dia Mundial da Juventude e apela à participação dos jovens

- Publicidade -

O Dia Mundial da Juventude celebra-se a 12 de agosto. Desde 1999, numa conferência da ONU, a data ficou assinalada para que governos e outras entidades se debruçassem sobre a temática da juventude.

Este ano, o tema prende-se com a “Solidariedade Intergeracional: criar um mundo para todas as idades”. António Guterres, secretário-geral da ONU, endereçou uma mensagem a todos os jovens para assinalar mais um Dia Mundial da Juventude:

“Precisamos que pessoas de todas as idades, jovens e idosos, unam forças para construir um mundo melhor para todos. (…) Precisamos de apoiar os jovens, investindo fortemente na educação e formação, inclusive através da Conferência para a Transformação da Educação que se realizará no próximo mês. (…) Não é suficiente ouvir os jovens – precisamos de os integrar nos meios políticos de tomada de decisão a nível local, nacional e internacional. Esta é a base da nossa proposta para a criação de um novo Gabinete da Juventude nas Nações Unidas. (…) Neste dia importante, criemos pontes intergeracionais para quebrar barreiras, e trabalhemos juntos para construir um mundo mais equitativo, justo e inclusivo para todos.”, pode ler-se na mensagem do secretário-geral da ONU.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha também assinalou a data, fazendo lembrar todas as ações e atividades que envolvem os jovens e os mais velhos na comunidade. À conversa com o Jornal de Albergaria, Catarina Mendes, vereadora para a Infância, Juventude e Família, mencionou as várias ações promovidas e salientou a importância da juventude na sociedade. “A juventude é sempre uma preocupação transversal ao nível da adoção de incentivos e políticas municipais. O foco neste momento, em termos das políticas de juventude, é um apelo à participação”.

São diversas as ações que envolvem e têm como principais protagonistas os jovens, “a orientação que é feita em colaboração com os agrupamentos de escolas e também no âmbito do CLDS 4G IntegraT, a Feira do Emprego é a demonstração daquilo que é o potencial de empregabilidade do concelho, e não só. Depois temos ainda o incentivo à criação do próprio emprego, a oferta escolar, toda a atividade cultural, desportiva e associativa do concelho. O grande apoio ao ensino profissional e ao ensino artístico, as bolsas de estudo”, nomeou a vereadora.

No âmbito das atividades intergeracionais, o município assinalou, o Dia dos Avós, a 26 de julho, com ações que juntaram avós e netos.

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!