Requalificação e alargamento de ruas, criação de percursos pedestres, aposta no motocross, um baloiço no Alto S. Estêvão e um Festival da Juventude foram algumas das propostas apresentadas pelo candidato do CDS-PP à Junta de Freguesia de Alquerubim, António Duarte, que exerce atualmente o cargo.
Na renovada Escola Primária de Fontes, António Duarte, recandidato à presidência da Junta de Freguesia de Alquerubim, pelo CDS-PP, foi apresentado por Henrique Caetano, líder da concelhia, como expoente da essência que afirma pautar as listas do partido – “compostas por pessoas, não por políticos”.
“António Duarte, com a sua humildade, ensinou-nos que o trabalho compensa, que a dedicação vale a pena; mas, acima de tudo, ensina-nos que há sempre espaço para aprender e acrescentar mais”, elogiou Henrique Caetano, que agradeceu ao candidato pela amizade genuína que criaram ao longo dos anos.
Sobre as críticas relativas à concentração de investimento a Norte do concelho, Henrique Caetano questionou se houve outra altura na história política recente na qual Alquerubim tivesse recebido mais investimento.
Reforçando a confiança em António Duarte, Henrique Caetano afirmou: “Haverá de existir muito poucos presidentes da Junta com esta disponibilidade para trabalhar lado a lado com os seus, para ser o primeiro a chegar à Junta ou para pegar no trator e ir resolver problemas”.
O presidente da concelhia deixou igualmente palavras de admiração à energia de Carlos Coelho, candidato à Câmara Municipal; e a António Loureiro pelos 12 anos de” “proximidade, trabalho e respeito” que deu um “ar novo a Alquerubim, onde parecia, há uns anos, ser proibido falar de política”, nas palavras de Henrique Caetano, assegurando que o legado será para honrar e continuar.
Críticos de Facebook
António Frutuoso, membro da lista à Assembleia de Freguesia de Alquerubim, afirmou que António Duarte “nem precisava de fazer campanha, bastava deixar os eleitores ver a obra e iniciativas que realizou”, das quais listou exemplos como o alargamento de estradas, construção de muros e passeios e requalificação de tanques e fontanários.
A abertura de novos pontos de água e a introdução de portões elétricos no cemitério; a requalificação do Parque do Passal e da Escola Primária de Fontes; iniciativas como o Alquerubim Regional e a abertura do Espaço Cidadão na Junta foram igualmente referidas por Frutuoso como conquistas de Duarte.
“Mas haverá sempre quem se esconda em perfis falsos de Facebook para contar histórias da carochinha e criticar por o presidente da Junta só ter tapado 49 dos 50 buracos nas ruas. Não houve nenhum presidente a fazer tanto. António Duarte tem obra feita e paga – não é como alguns que fizeram pouco e deixaram a fatura para outros pagarem”, afirmou António Frutuoso.
Sobre os comentários online, António Duarte agradeceu à equipa que tem gerido a campanha por ter respeitado o seu pedido de não responder a nenhuma crítica feita por essa via. “Eu disse que não queria uma campanha suja e eles respeitaram o meu pedido. Obrigado”, reiterou o candidato à Junta.
Balanço de mandato
António Duarte, emocionado, retribuiu os louvores aos amigos e colegas de partido. “Não há palavras para vocês”, agradeceu. Tranquilo perante acusações de que não há obra feita, afirmou “estar à vista de todos, em todos os lugares da freguesia” o trabalho realizado.
Como exemplos, o recandidato enumerou alguns dos feitos que lista no panfleto informativo da candidatura: alargamento da curva, muro e passeio na Rua da Bela Vista (Fontes), Senhora das Dores (Paus), Rua do Corgo (Calvães), Rua do Sobreiro (Fontes) e Rua da Aldeia (Ameal); entre outras. Foram pavimentadas ruas no Fial, Rua das Chãs (Fontes), Rua da Lavandeira (Beduído), Rua das Arrotinhas (Ameal) e parte da Rua do Canal (Beduído).
António Duarte referiu ainda a restauração de Tanques – como os da Rua da Lapa (Fontes), Rua da Ponte Velha (Beduído), Rua da Carregosa (Beduído), Rua da Nossa Sra. das Dores (Paus), da Vessada (Ameal), São Bráz (Beduído) e Lameirão (Calvães) – e Fontanários; bem como o alargamento da N16-2 em Calvães.
O recandidato à presidência referiu as parcerias feitas com associações locais como a celebração da Festa de Natal para as crianças na Casa do Povo de Alquerubim, a ajuda da Junta à ASSA na aquisição de uma carrinha e a iluminação natalícia em todas as freguesias que António Duarte afirmou ser possível por iniciativa de António Loureiro.
“Quando lidamos com as associações não há cores políticas, ouvimos e tratamos todas por igual”, reforçou o candidato à Junta. António Duarte orgulhou-se do papel do órgão de poder local na ajuda aos Bombeiros de Albergaria para aquisição de uma ambulância, pela atribuição de prémios de mérito escolar, por assegurar resmas de papel nas escolas, pelas formações variadas e financiadas na Junta e pela colocação de fibra em Alquerubim.
O atual presidente da Junta agradeceu a todos os proprietários a quem pediu terrenos para avançar com obras. “Tive a sorte de nunca me terem negado nada”, afirmou António Duarte. Confiante na vitória, o recandidato lembrou que, há quatro anos, ganhou por 132 votos de diferença e declarou que esteve ano vencerá pelo dobro.
Ruas, passeios, um baloiço e uma ciclovia
Como propostas para o futuro, António Duarte apresentou a continuação da requalificação do Cemitério e zona envolvente (incluindo casas de banho); requalificação da sede da Junta de Freguesia e instalação de casas de banho e muros no Largo da Rua Ferreira Costa, junto à Capela de Santa Marta.
O programa visa ainda “um estudo” para a requalificação e valorização da presa dos patos. “É o coração da nossa freguesia e merece uma obra digna”, reafirmou António Duarte. O candidato avançou ainda com intenções para intervir no Pontão na Rua do Lameirão, requalificação da envolvente ao Pavilhão Municipal de Alquerubim e construção de miradouro com baloiço e WC no Alto S. Estêvão.
A Quinta do Passal será dotada de “vários equipamentos desportivos” e de um bar. No âmbito da promoção do Desporto e Bem-Estar, António Duarte anunciou a conclusão de percursos pedestres (PR) na freguesia “que já estão delineados, basta fazer a marcação” e apoiar e potenciar as provas de motocross.
No campo da Mobilidade, o recandidato quer iniciar o projeto para construção do primeiro troço da ciclovia Alquerubim-Albergaria. Para pavimentação estão listadas as ruas: da Bouça, do Forno da Cal, da Rua Direita, da Rua da Ponte Velha, da Rua das Touceiras e Rua Vale dos Carvalhos. Para alargamento, enumera as ruas: Dr. Alberto Pereira Lemos – “não passa lá um autocarro”, afirmou António Duarte – das Soengas, da Fonte, da Viela Azenha do Monte, da Rua da Quintã. A Rua do Canal terá finalizada a pavimentação e a da Maruja terá alargamento e pavimentação.
Festa dos jovens
Para a Cultura e Associativismo, o candidato do CDS compromete-se a aumentar a colaboração e apoio às coletividades locais e a continuar com projetos como: Passeio Sénior, feira mensal ‘Alquerubim Regional’, Convívio Tradicional de Paus e as atividades na Escola Primária de Fontes, que “todos os dias tem dinâmica, com aulas de zumba, yoga, cestaria”. Como novidades, propõe a criação de Festival Jovem.
Na reta final, António Loureiro, atual presidente da Câmara de Albergaria e candidato à Assembleia Municipal, afirmou sempre ter sido “bem recebido em Alquerubim, mesmo quando a Junta não era CDS-PP” e assegurou que o cargo a que se propõe nestas eleições é o certo para si. “Vai assentar-me como uma luva porque, para mim, nunca houve partidos. Depois do dia 12 de outubro, só há o partido Albergaria”, reforçou.
A fechar a noite, Carlos Coelho, que reafirmou que ficará com o pelouro das Freguesias, apresentou o programa do CDS-PP para Albergaria como concelho. o candidato reforçou a confiança na equipa que apresentam, “rica em sabedoria e experiência a autárquica”, nas palavras do próprio.
Em relação ao programa do partido, foram apresentadas medidas como a realização do Parque da Cidade e reabilitação da estação da CP – ambos com “projetos aprovados e financiados”, o primeiro em 1,6 milhões de euros – a criação do ‘Aldeia do Desporto’, a passagem de mais meios e autonomia para as Juntas de Freguesia conseguirem agir com maior celeridade e proximidade; e a construção das ciclovias Alquerubim-Albergaria, Frossos-Loure, Albergaria-Frias, Angeja-Albergaria e Sra. de Socorro-Fradelos.
Pode ler mais sobre o programa do CDS-PP à Câmara Municipal aqui e/ou aqui.









