Entre bandeiras azuis e laranja e uma sala cheia de aplausos, Laura Pais apresentou-se como candidata à presidência da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas pela coligação Albergaria em Primeiro (PSD-IL). Mobilidade, saúde e os incêndios de setembro de 2024 fizeram a população aplaudir de pé a candidatura que defende que “o impossível não existe”.
O salão da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas encheu-se de cor, na noite de ontem, 2 de outubro. Decorado de laranja e azul, cores da coligação Albergaria em Primeiro (PSD-IL), foi o palco escolhido para a apresentação da candidatura de Laura Pais à presidência da Junta de Freguesia. A sessão contou com a presença de apoiantes e dirigentes da coligação, que destacaram a importância de “mudar” e de “colocar a Ribeira em primeiro lugar”.
Há semelhança das apresentações dos últimos candidatos a noite foi marcada por discursos que se dividiram entre críticas ao passado, apelos à mudança e compromissos de proximidade.
“A opinião de todos é importante”
A manter o registo protocolar e fortemente aplaudido pelo público, o primeiro a subir ao púlpito foi José Pedro, candidato à presidência da Assembleia Municipal, que relembrou a importância das Autárquicas. “Estas são as eleições mais próximas dos eleitores, em que se escolhem governantes disponíveis e dispostos a ouvir as reclamações do dia-a-dia.”
Nesse sentido e para que as pessoas “possam reivindicar e apresentar os seus problemas e apontar os do concelho”, José Pedro deixou claro que “numa Assembleia Municipal a que presida, não haverá restrições nem limitações à participação popular”. Os cidadãos “terão espaço e tempo para se pronunciarem, para emitirem as suas opiniões, sem necessidade de se identificarem e informarem sobre o que querem falar, com uma antecedência absolutamente injustificável.” Disse também que “os jovens não serão esquecidos”. “Uma Assembleia Juvenil será um instrumento que dará a conhecer para que serve e como funciona a Assembleia Municipal, interessando os jovens pela prática política e motivando-os para as questões sociais. A opinião de todos é importante para se decidir bem e em proveito de todos”, acrescentou.
Sobre a candidata em apresentação, não poupou elogios: “A Laura trata as pessoas com um carinho muito especial. Fala com elas com amor, vive os seus problemas como se fossem dela. Nunca abandonará ninguém, nunca trocará a Ribeira de Fráguas por outras paragens.”
E deixou um aviso: “Não podemos permitir que algumas pessoas se mantenham no poder eternamente, (…) com as mesmas políticas e a mesma falta de ambição. Se queremos a mudança, temos de votar na Coligação Albergaria em Primeiro, PSD e Iniciativa Liberal, no dia 12 de outubro. Vamos votar na Laura Paz e na sua equipa”, concluiu.
“Vamos mostrar que não há impossíveis”
O momento mais aguardado da noite chegou com a intervenção da própria candidata à freguesia. Com voz firme, Laura Pais deixou clara a determinação que a move. “O impossível não existe. O que muitas vezes existe é o medo de arriscar, de lutar, de sair da zona de conforto. Mas cada conquista começa com um passo ousado, o da mudança.”
Para apresentar o programa eleitoral fez questão de partilhar o palco com a equipa que a vai acompanhar caso seja eleita. Gabriel Moreira falou primeiro. “Não venho aqui falar em detalhes de propostas ou de nosso plano, porque isso está nos nossos flyers e podem facilmente ver. E qualquer dúvida que tenham, podem sempre falar com qualquer um de nós. Mas, ao fundo da sala estão duas caixas, azul e laranja, onde todos podem deixar dúvidas, sugestões ou questões, de forma anónima ou não. O mais importante é a comunicação com vocês e, acima de tudo, saber o que é que mais incomoda na Ribeira”, destacou.
Seguiu-se Bruno Daniel Almeida, que centrou o discurso nas prioridades para a freguesia. O membro lembrou que o compromisso é “de trabalhar todos os dias pela comunidade e ouvir” todos. “Estar próximo, encontrar as soluções reais para as famílias e os jovens. Este projeto é de todos nós. Juntos, com transparência e dedicação, vamos construir um futuro melhor”.
De volta ao púlpito Laura Pais reivindica melhores acessos para Ribeira de Fráguas. “A Nacional 16.3 ou o seu traçado alternativo, bem como o acesso de Telhadela à Branca, são desafios que nos obrigam a crescer, a criar, a superar. Juntos, iremos lutar para ter melhores acessos. Iremos criar e implementar o programa Floresta 24 Horas que a Sara Quinta propõe. A proteção da nossa freguesia contra incêndios florestais é uma prioridade absoluta. O território da Ribeira de Fráguas, rico em património natural e florestal, deve ser preservado e protegido, com medidas eficazes de prevenção, infraestruturas adequadas e uma renda organizada de resposta rápida. Não podemos voltar a viver o setembro com modo 2024.”
Antes de terminar, deixou uma nota inspiradora: “O impossível não é um muro, é um convite. O verdadeiro impossível seria desistir do que é nosso por falta de coragem. Juntos, com confiança e trabalho, vamos mostrar que não há impossíveis quando acreditamos no que somos capazes de construir.”
“Não basta fazer obra, é preciso fixar pessoas”
A terminar Sara Vinga da Quinta, candidata à Câmara Municipal, relembrou que “a Ribeira de Fráguas foi a freguesia que mais população perdeu nos últimos anos e permanece como a mais envelhecida do concelho.”
Com este cenário deixou a crítica ao atual executivo: “Não basta fazer obra, é preciso atrair e, sobretudo, fixar pessoas” e apontou soluções, como a revisão do Plano Diretor Municipal para permitir mais construção em áreas já infraestruturadas, ou o reforço do apoio às coletividades. “Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, uma associação faz a diferença entre uma freguesia viva e uma freguesia parada. É preciso dar-lhes meios, rever regulamentos que não são atualizados desde 2002 e criar um gabinete de apoio jurídico e administrativo.” Mas para fazer “mexer” a freguesia a candidata quer voltar a celebrar o “Há festa na Aldeia” e mostrar aos mais novos e aos de fora o “que de melhor a freguesia tem e as tradições que a caracterizam”.
A nível concelhio falou dos programas municipais já conhecidos que a coligação quer implementar – o ‘Saúde à Porta’, o ‘Floresta 24 Horas’ que vai permitir prevenir incêndios. E salientou que não se esqueceram das necessidades “de iluminação pública, dos transportes, do saneamento, da recolha do lixo, da criação de eco-pontos e centros de compostagem”.
“É isto que o concelho precisa e a Ribeira, uma terra que me diz muito, onde passei muito tempo, precisa da Laura. A Laura é dedicada, serena, capaz de ouvir e de servir. A Ribeira não podia escolher melhor pessoa para estar ao lado de cada um de vós e construir uma freguesia mais forte, viva e com futuro.”
Entre aplausos e palavras de incentivo da plateia Sara acredita que a sua equipa e todos os que apoiam a coligação vão colocar “Albergaria em Primeiro”. “Primeiro no acesso à saúde, primeiro na educação e formação, primeiro na qualidade de vida, na inovação, no investimento, no apoio às famílias e às nossas associações”, terminou.



















