Centro da Pateira de Frossos comemora aniversário com mão cheia de projetos

0
968

Certificar o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos (CIPF) como Destino de Turismo Sustentável, no âmbito de uma candidatura europeia, já em curso, ampliar as instalações do Centro e criar uma residência para voluntários, nacionais e estrangeiros, são alguns dos projetos hoje anunciados, durante o programa comemorativo do 1.º aniversário do Centro.

Cerca de 100 pessoas responderam à chamada e acorreram ao CIPF, para vivenciar a dinâmica que vem sendo desenvolvida de há um ano a esta parte. Uma tarde dominada pelo ambiente de festa, em que até se descalçaram os sapatos, mas que também serviu para fazer o balanço e olhar para o futuro.

“Fazer a diferença”

O presidente da Câmara de Albergaria agradeceu à família benemérita, que doou a casa onde o centro está instalado, e a todos os que têm contribuído para o êxito do CIPF. O edil informou que o espaço será ampliado, tendo o Município já adquirido um edifício contíguo para o efeito. “Frossos, com este projeto, vai fazer a diferença no nosso território”, realçou.

António Loureiro sublinhou a importância de “valorizar o património natural e de dar a conhecer este diamante que é a Pateira de Frossos”, num concelho que “quer um turismo amigo do ambiente”.

Envolvência da comunidade

Coube a Sandra Almeida, vereadora do Ambiente, fazer a síntese do primeiro ano, acompanhada pelos técnicos Sandra Figueiredo e Gonçalo Abreu. A vereadora salientou a capacidade de envolver a comunidade e o potencial educativo e ecológico do Centro, traduzido em múltiplas iniciativas, onde o lúdico e o conhecimento científico se articulam, no sentido de promover boas práticas e de sensibilizar para a valorização da Natureza.

Além dos projetos já referidos – Certificar o CIPF como Destino de Turismo Sustentável, ampliar as suas instalações e criar uma residência para voluntários -, Sandra Almeida anunciou, ainda, a intenção de “classificar Frossos como Aldeia de Portugal”, através de uma candidatura a iniciar em breve.

O Jornal de Albergaria pediu também umas palavras a Gonçalo Abreu, responsável técnico pelo CIPF: “Sinto um enorme orgulho por tudo o que já fizemos e pelo que estamos a providenciar, já com muitos planos para o futuro”, respondeu, acrescentando estar “em choque” por o primeiro ano ter passado tão depressa.

Os números, na sua frieza, escondem o calor humano que marca a dinâmica do CIPF, mas espelham a sua vitalidade, desde que abriu portas: 42 sessões de voluntariado; 30 atividades, 8 workshops e um total de 600 participantes. Além disso, houve 8 candidaturas, 4 aprovadas e 2 em curso; participaram 16 voluntários ativos, 2 bolseiros do município e 1 estagiário, entre outros dados hoje revelados.

“Frossos Verde”, “Frossos com Vida”, “Frossos Inclusivo” e “Circular Cities Declaration” foram quatro grandes projetos desenvolvidos no primeiro ano de existência.

Potencial educativo e ecológico

A celebração do aniversário começou com uma sessão de apresentação, seguindo-se uma visita guiada por Gonçalo Abreu, na qual os presentes observaram a horta biológica, em que foi aplicada uma técnica tradicional de Frossos, ensinada por Dona Porfíria, que consiste numa mistura de nabiças para combater as pragas. Os visitantes ficaram também a conhecer o charco criado no terreno, o hotel de insetos e o trilho sensorial, que muitos experimentaram com os pés descalços, como é recomendável para melhor usufruir das sensações oferecidas pelo trilho.

Ao mesmo tempo, estavam em curso quatro workshops, intitulados “Rastos de Vida” (sobre a fauna da Pateira), “Infusões Locais” (plantas aromáticas da Pateira), “Pequeno Grande Mundo – atividades laboratoriais” e “Esteiras de Bunho”, este com a presença da artesã frossense Natália de Jesus.

A festa de aniversário culminou com um bolo de aniversário, aberto e distribuído por todos, depois de cantados os parabéns.

“Estamos encantados”

A família que dou o edifício ao Município, para instalação do Centro, representada por Graça Pinho Morgado, Maria da Conceição Pinho Verdeal, José Miguel Pinho Ribeiro e Victor Verdeal Castro Mouro, expressou ao Jornal de Albergaria, o seu sentimento de satisfação pelo bom aproveitamento do espaço. “Estamos encantados”, disseram.

Em breve, o CIPT irá anunciar mais atividades, entre as quais a comemoração do Dia Mundial das Abelhas, no mês de maio.