Associação BioLiving organiza conferência de apoio ao associativismo

0
446

No passado dia 29 de maio, a As­sociação BioLiving organizou a Confe­rência Final do projeto Europeu “ERAS­MUS+ NGEurope”, que visa incentivar e apoiar o associativismo verde e social.
Quase 3 anos depois do seu início, o projeto Europeu NGEurope está a che­gar à reta final. Com o objetivo de servir de inspiração e guia na criação de novos movimentos cívicos e no apoio e melho­ramento dos que já existem, o NGEurope disponibiliza agora vários recursos que podem ser bastante úteis para todos os interessados no setor da Economia So­cial e Ambiental. Entre outros, é possível consultar o relatório inicial do projeto que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG em toda a Europa, um guia com dicas sobre como receber estagiários e voluntários, o manual de criação de novas coletividades, ou o curso de formação em liderança associativa.
A Associação BioLiving apresentou es­tes e outros recursos disponíveis e os re­sultados obtidos ao longo destes 3 anos de projeto numa conferência realizada online. No mesmo evento foi apresentado o trabalho de três ONGs portuguesas de sucesso (Ocean Alive, Smart Waste Por­tugal e Associação ALDEIA/CERVAS).
Em julho volta o “Voluntariado Bioliving”

Associação BioLiving gere um espaço florestal no Cabreiro e na Marçaneira, em Canelas, Estarreja. Este espaço representa uma “mini-reserva natural” numa área muito perturbada pela agricultura inten­siva e pelas monoculturas de eucalipto. O programa de voluntariado “Lusitani­ca”, que tem o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., pretende valorizar o património natural e cultural deste espaço, e torná-lo num ‘corta-fogo’ resiliente e num santuário de proteção da biodiversidade.
Realizar-se-á de julho a novembro, to­das as quartas e sábados. Entre as tare­fas disponíveis está o controlo de espécies invasoras e infestantes; recuperação de património histórico-cultural; limpeza e restauro ecológico de ribeiros; viveirismo; gestão florestal; prevenção de incêndios e plantação de árvores nativas. Quem tem entre 18 e 30 anos, receberá 12€ de ajudas de custo por dia de trabalho para alimen­tação e transporte.
Este voluntariado tem número limitado de participantes por dia e seguirá todas as normas de segurança e higiene re­comendadas pela DGS. Os interessados podem inscrever-se através de um link disponível na página de facebook da Bioliving ou no site https://programas.juventude.gov.pt/.