Com todos os rostos para as eleições de outubro previamente avançados, a coligação PSD/Iniciativa Liberal deu a conhecer as principais linhas do programa ‘Albergaria em Primeiro’. Entre as propostas apresentadas estão duas praias fluviais, um serviço de saúde porta-a-porta, a abertura permanente do Torreão e um programa de vigilância florestal para prevenção de incêndios.
‘Albergaria em Primeiro’ – coligação PSD/IL apresentou os candidatos às eleições autárquicas de 2025, na noite passada, 30 de julho, na Praça Dona Teresa, frente ao Torreão, “um sítio histórico que já viu de tudo e quer ver melhor no futuro, por muito bem que se tenha feito no passado”, começou por dizer Alexandre Nina, presidente da Juventude Social-Democrata de Albergaria-a-Velha e apresentador da sessão.
O primeiro a ter a palavra foi Eduardo Marques, vice-presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Albergaria, que se mostrou “orgulhoso por ver o espaço cheio de caras conhecidas e outras que não costumam juntar-se a este tipo de eventos” e até mesmo membros da oposição, a quem deu as boas-vindas.
“Albergaria adormeceu e chama hoje por todos nós. Este é o momento fundamental para agir: para honrar o passado, respeitar o presente e pensar o futuro”, afirmou o vice-presidente da concelhia. Reconhecendo que “os tempos são exigentes”, assegurou que a candidatura, “composta também por muitos, muitos independentes” oferece uma resposta pautada pela “responsabilidade, pensamento e visão estratégica”.
Pelo que, Sara Vinga da Quinta, líder da coligação como candidata à presidência da Câmara Municipal, recebeu largos elogios. “É filha da terra. Aqui nasceu, cresceu, estudou e investiu. Formou-se em Direito em Coimbra e voltou para Albergaria. A Sara conhece as nossas freguesias, os nossos caminhos e as nossas gentes”, afirmou Eduardo Marques.
O vice lembrou igualmente o papel de Sara Vinga como líder da oposição ao atual executivo CDS-PP, garantindo que a candidata “estuda, conhece e domina os projetos camarários que estão há 12 anos na gaveta, como é o caso do Parque da Cidade”, detalhou. A calma e ponderação da candidata foram destacadas por quase todos os intervenientes.
“É uma liderança com verdade democrática: que não grita, mas ouve; sem lugar para protagonismos e que planeia em vez de reagir”, indicou Eduardo Marques. Quanto à Câmara, a coligação quere-a como órgão de proximidade. “A política local é um desígnio vivido em comunidade. A Câmara Municipal tem de ser aberta à população, atenta às freguesias e próxima das pessoas”, frisou.
Contacto com a nacional
Ao ataque, o vice-presidente da concelhia apresentou o projeto de coligação como alternativa “à receita de sempre, com rotação de cadeiras, mas sem nenhuma ideia nova; Albergaria não precisa de andamento, precisa de pensamento”, atirou, em referência ao slogan da candidatura apresentada pelo CDS-PP ‘Albergaria com Andamento’.
Eduardo Marques terminou com a afirmação de que Sara Vinga tem “ligação direta ao grupo parlamentar do PSD e membros do Governo e já começou a trabalhar para a reversão do pagamento de pórticos na A25 e para assegurar que o trajeto do TGV é o menos prejudicial ao concelho”, disse o vice-presidente.
Pedro Almeida, candidato a membro da Assembleia Municipal pela Iniciativa Liberal, apresentou-se como natural de Angeja, a viver em Albergaria, antigo treinador do Sport Club Alba e ex-jogador no GDR Soutelo. O escritor, com obra publicada que apresentou na Biblioteca, cenário em frente ao qual discursava, afirmou que “há muito a fazer em Albergaria” e uma dessas faltas, nas suas palavras, era a criação de um núcleo partidário da IL, uma conquista recente.
Com Henrique Camões como candidato a vereador na Câmara Municipal, a IL quer cumprir o desígnio nacional do partido em Albergaria, com medidas baseadas em “menos amarras, menos Estado, mais prosperidade e mais crescimento”, ideias que defendem fazer “muita falta ao concelho”. A IL afirmou-se como “fator diferenciador da coligação” e essencial para o apoio em medidas como “baixar taxas e impostos, desburocratização dos serviços camarários e políticas públicas para os jovens”.
A “recetividade para novas sugestões e a liderança e competência da Sara” foram os motivos que fizeram a IL juntar-se ao PSD. “Queremos que Albergaria cumpra o seu desígnio de ser uma ‘albergaria‘; da montanha ao rio, da natureza à indústria, sem esquecer as suas tradições”, sintetizou Pedro Almeida.
“Coligação inusitada”
Mário Amorim Lopes, deputado da Iniciativa Liberal na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Aveiro, apelidou a coligação de “inusitada, pragmática e muito prática”, reforçando que a união se deu para servir os albergarienses e não a quem dela faz parte. A longa história e força autárquica do PSD aliada à irreverência da IL são, para o deputado, uma mais-valia central para o concelho.
“Na política nacional fazem-se leis, mas é na política autárquica que se mudam vidas. É onde se decide se os parques têm mais baloiços ou se as estradas têm menos buracos”, defendeu Amorim Lopes. Por sua vez, Silvério Regalado, vice-presidente da distrital do PSD e secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, destacou a capacidade de “ajudar em silêncio, saber ouvir ativamente, formar opinião própria e unir todos os albergarienses”.
Os elogios foram estendidos a Ana Gabriela Cabilhas, deputada natural da Branca e eleita pelo círculo do Porto, que o secretário de Estado afirmou ser “não só o futuro do PSD, mas também o futuro do país”. Sebastião Bugalho, deputado europeu a quem se dirigiram igualmente as palavras de Silvério Regalado, mostrou-se confiante na vitória da coligação.
“Esta é a 21ª candidatura que venho apresentar e nós sabemos que vamos ganhar quando olhamos para a moldura humana que temos à frente. E, aqui, não tenho dúvidas nenhumas de que vamos ganhar Albergaria”, disse Sebastião Bugalho. A certeza de vitória foi ainda manifestada pelo deputado para com as autarquias de “Lisboa, Porto, Sintra e talvez Arouca e Paredes”.
O antigo comentador lembrou que Portugal é o país da Europa onde “mais se paga e menos se ganha” e afirmou ser preciso coragem para resolver o problema a nível comunitário, sem esquecer de atribuir às autarquias o envelope financeiro necessário para as novas exigências e antigas necessidades. “Não vamos ganhar só por ganhar, para isso existe o PS. O que se passa aqui em Albergaria é que ficou demasiado igual. O que se quer agora é mudar: combater, sem ofender; criar, sem destruir; e defender as famílias sem moralismos”, afirmou Sebastião Bugalho.
Apesar do executivo da Câmara Municipal ser CDS há 12 anos e nunca ter sido de esquerda, o deputado identificou “o socialismo” como adversário a combater em Albergaria. “Tudo o que é inércia é socialismo, tudo o que é poder por poder é socialismo. Em maio, os portugueses mostraram que o PS não é dono do país e está na altura de mostrar que não há donos de Albergaria”, justificou Sebastião Bugalho.
Juntas unidas
Rúben Coelho, recandidato à Junta de Albergaria-a-Velha e Valmaior, começou o rol de apresentações às seis freguesias com um agradecimento especial à família e a Sara Vinga por liderar e ter construído o projeto autárquico com “muita sensibilidade, visão e a saber ouvir todos”.
Com o lema ‘Avançar’, Rúben Coelho louvou a “capacidade de diálogo” do PSD enquanto oposição na Assembleia da Freguesia, da qual faz parte, uma abertura que também elogiou ao atual executivo de Jorge Lemos. Entre “obras, soluções e propostas” a detalhar no futuro, Rúben Coelho assegurou que a equipa na corrida para a Junta “é feita de mulheres e homens muito envolvidos na comunidade”.
Miguel Sousa, recandidato à Junta de Freguesia de Alquerubim, afirmou ser “com grande sentido de compromisso e responsabilidade” que se apresenta para valorizar os recursos naturais, património e infraestruturas locais, “após quatro anos em que o investimento em Alquerubim foi miserável”.
“Temos uma equipa dedicada, composta por pessoas que têm paixão a Alquerubim e que conhecem a freguesia de perto. Esta é uma candidatura inclusiva e preparada para os desafios do futuro. Queremos fazer de Alquerubim um lugar onde temos orgulho de viver”, afirmou Miguel Sousa, com slogan ‘Por Alquerubim, pelo futuro’.
Também recandidato, Hélder Brandão avança para a corrida a Angeja, que atualmente preside, sendo esta a única Junta de Freguesia liderada pelo PSD. Em jeito de balanço, o autarca lembrou que nos últimos dois mandatos, “a Junta esteve sempre ao lado da população, para o bem e para o mal. Nunca virámos a cara à adversidade”, disse, lembrando “a pandemia, as cheias e os incêndios”.
Hélder Brandão afirmou que, sob a presidência do próprio, Angeja verificou uma melhoria e aumento dos serviços administrativos, ganhou uma Unidade de Saúde, adquiriu terrenos de forma estratégica e criaram a Agrofest. Agora, sob o lema ‘Por si, por Angeja, sempre!’, avança para o terceiro mandato, como parte da “visão clara e ambiciosa” que atribuiu a Sara Vinga.
Orgulho de cá viver
A caminhar para norte do concelho, Bruno Oliveira, candidato à Junta de Freguesia da Branca, introduziu o projeto ‘A Branca merece mais’ como um caminho focado na “política de seriedade, proximidade e sentido de serviço público”, feito por uma equipa “competente, dedicada e motivada a trabalhar”.
O candidato assumiu o compromisso de “fazer mudanças urgentes” no campo da Saúde, valorizar os espaços públicos, apostar na Educação, acessos e apoio às famílias. “Mais do que partilhas no Facebook, precisamos de potenciar a qualidade de vida das pessoas. Queremos uma Junta que escuta, age e que está ao serviço da população”, terminou Bruno Oliveira.
Laura Pais, candidata à Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, sob o lema ‘Valorizar a Ribeira, construir o futuro’, centrou o discurso nas IPSS e coletividades locais. “Não basta criar infraestruturas. Quem constrói a comunidade são as pessoas. Vamos estar ao lado de quem cria cultura, desporto e solidariedade”.
A candidata avançou ainda querer melhorar os transportes e acessos de Ribeira de Fráguas ao concelho e regiões envolventes. “Mais do que um lugar onde se passa, queremos que Ribeira de Fráguas seja um lugar onde se vive com orgulho”, afirmou Laura Pais.
À Junta de Freguesia de São João de Loure e Frossos candidata-se Carlos Linhares. Com o mote ‘Futuro em Ação’, o jovem apresentou-se com uma “grande vontade de fazer e combater o conformismo e inação dos últimos anos”. Como prioridades apontou o reparo dos caminhos rurais, limpeza de estradas, valorização do património natural e campos de cultivo.
Com “um projeto que não exclui ninguém”, Carlos Linhares deixou críticas ao atual executivo local pelo “estado de quase abandono” do Centro Cultural de São João de Loure, piscinais municipais da freguesia e Escola Básica.
Propostas avançadas
José Pedro, candidato à Assembleia Municipal de Albergaria, garantiu aos eleitores que “não vão desiludir” e “serão muitos os telefones a tocar” dos membros do Governo para que não esqueçam o concelho.
“É com muito orgulho e enorme satisfação que avanço com uma candidatura inserida num projeto criado por pessoas de confiança que querem fazer de Albergaria uma terra boa para viver”. Para José Silva, Sara Vinga da Quinta “é a candidata mais apetrechada, capaz, descomplexada e descomprometida para liderar o concelho”.
A candidata à Câmara Municipal de Albergaria, que tomou de seguida a palavra, mostrou-se confiante para a corrida autárquica. “Não tenho dúvidas de que estou preparada. Conheço as associações, freguesias, pessoas, empresas e negócios do concelho. E, como já foi dito, conheço bem os dossiês da Câmara”, afirmou, lembrando o papel que tem feito nos últimos quatro anos como oposição.
Segura de que “os desafios de hoje não se resolvem com soluções apressadas ou provisórias”, a candidatura, que se afirma “feita de pessoas para pessoas” comprometeu-se a seguir com “clareza e responsabilidade”, contas certas e valorização do talento e recursos locais.
Sara Vinga avançou com algumas propostas concretas do futuro programa ‘Albergaria em Primeiro’, entre as quais o serviço ‘Saúde à Porta’ que leva ao domicílio cuidados médicos, ajuda para marcar consultas, transporte para o Centro de Saúde e apoio com receitas médicas.
A candidata à presidência indicou que será construído o Parque Verde da Cidade “junto às escolas”, apesar do ainda executivo ter planos para uma localização distinta. Valmaior e a zona do Baixo-Vouga têm destinadas praias fluviais. A coligação quer ainda reduzir socialmente a fatura da água, baixar impostos municipais, construir habitação a custos controlados “com benefícios para jovens casais”.
‘Floresta 24h’ é outra das propostas da coligação, dedicada à prevenção de incêndios e que quer trazer de volta a figura de guarda-florestal. A abertura do Torreão como “centro cultural” do concelho foi outra das medidas apresentadas. “Comigo, estas portas não estarão abertas só durante um mês. Vão estar abertas o ano inteiro. Vamos ter aqui uma verdadeira Serralves em Albergaria”, anunciou Sara Vinga.
A coligação quer também “recuperar a Rota dos Moinhos e construir finalmente um Posto de Turismo”. Para as associações e coletividades, comprometem-se a “rever o regimento de apoios atribuídos” e, no campo dos negócios, ambicionam criar o ‘Pólo 25’ – um centro para empresários na Zona Industrial. Para “promover a inovação, ciência e empreendedorismo”, a coligação propõe a criação do INOVA-Alba.
“E, assim, com propostas concretas, avançamos com os pés na terra e olhos no futuro”, afirmou Sara Vinga da Quinta.































