Egas Moniz Health Alliance (EMHA) é o nome do recém-criado Centro Académico Clínico concebido pela Universidade de Aveiro (UA) em parceria com várias instituições ligadas à área da saúde. É uma estrutura que visa “a modernização dos serviços e programas de ensino e investigação”, proporcionando, assim, “mais investigação científica, mais cuidados a doentes, maior aproveitamento de sinergias e maior partilha de recursos humanos”.
De acordo com um comunicado da Universidade de Aveiro, todos estes membros “promoverão a modernização e qualificação da educação em saúde, desenvolverão ações que promovam cuidados de saúde de qualidade com base nas contribuições das ciências da saúde básicas e clínicas e dos serviços de ação médica das unidades prestadoras de cuidados de saúde, e desenvolverão projetos colaborativos de investigação através da participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e em redes de saúde locais focadas na promoção da qualidade de vida”.
Este espaço terá a sua sede no Campus de Santiago. Junta a Universidade de Aveiro, três Centros Hospitalares (Baixo Vouga, Entre o Douro e Vouga e Vila Nova de Gaia/Espinho), os agrupamentos de centros de saúde (ACES) Baixo Vouga e do Baixo Mondego, da Administração Regional de Saúde do Centro, os ACES de Entre Douro e Vouga I — Feira/Arouca, de Entre Douro e Vouga II — Aveiro Norte, do Grande Porto VII — Gaia e do Grande Porto VIII — Espinho/Gaia, da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.
O vice-reitor da UA para a área da investigação, Artur Silva, salienta que este é um “sonho antigo”, tanto para os membros deste consórcio como para a academia aveirense. O responsável relembra que a ideia original remonta a 12016 e à Reitoria anterior. Após um longo percurso com “muitos problemas e dificuldades” pelo caminho, conforme salienta a UA, Marta Temido, ministra da Saúde, e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinaram a portaria de criação deste Centro Académico Clínico. A publicação em Diário da República foi feita dia 17 de março.