Abriu em Albergaria a Velha, no passado dia 27 de abril, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados das Residências Montepio, S.A.
O novo espaço está localizado no Largo Conselheiro Sousa e Melo (antiga Casa de Saúde de Santo António), está equipado com “40 camas destinadas ao internamento, na tipologia de média duração, estando prevista a possibilidade de integrar, a curto prazo, 30 camas para cuidados de convalescença e 20 camas para internamentos de longa duração. Com a abertura de mais esta nova unidade, o distrito de Aveiro aumenta a sua capacidade de resposta na Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) para um total atual de 334 camas”, avança a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) em comunicado.
Neste momento, a região Centro conta com 2487 camas na RNCCI, número que inclui já as 40 camas da Residências Montepio. SA.
Segundo adianta, ao Jornal de Albergaria António Gouveia, Administrador Executivo das Residências Montepio “foi entendido como socialmente relevante abraçar a oportunidade de abrir esta Unidade, servindo uma zona que regista grande necessidade de camas”. Os Cuidados Continuados Integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra. É ainda de salientar que previsivelmente em junho será aberto o Estabelecimento Residencial para Idosos, com capacidade para 30 residentes.
A RNCCI, recorde-se, é um projeto conjunto dos ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social e é formada por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social. Os Cuidados Continuados Integrados promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia e, por isso, estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.