Nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados abre em Albergaria

0
1513

Abriu em Albergaria a Velha, no passa­do dia 27 de abril, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados das Residências Montepio, S.A.
O novo espaço está localizado no Largo Conselheiro Sousa e Melo (antiga Casa de Saúde de Santo António), está equipado com “40 camas destinadas ao interna­mento, na tipologia de média duração, es­tando prevista a possibilidade de integrar, a curto prazo, 30 camas para cuidados de convalescença e 20 camas para interna­mentos de longa duração. Com a abertu­ra de mais esta nova unidade, o distrito de Aveiro aumenta a sua capacidade de resposta na Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) para um total atual de 334 camas”, avança a Admi­nistração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) em comunicado.
Neste momento, a região Centro con­ta com 2487 camas na RNCCI, número que inclui já as 40 camas da Residências Montepio. SA.
Segundo adianta, ao Jornal de Alber­garia António Gouveia, Administrador Executivo das Residências Montepio “foi entendido como socialmente relevan­te abraçar a oportunidade de abrir esta Unidade, servindo uma zona que regista grande necessidade de camas”. Os Cuida­dos Continuados Inte­grados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e me­lhorando a sua funcio­nalidade, no âmbito da situação de dependên­cia em que se encontra. É ainda de salientar que previsivelmente em ju­nho será aberto o Esta­belecimento Residen­cial para Idosos, com capacidade para 30 residentes.

A RNCCI, recorde-se, é um projeto conjunto dos ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social e é formada por um conjunto de institui­ções, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social. Os Cuidados Continua­dos Integrados promovem a continui­dade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia e, por isso, es­tão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.