No início deste mês, o comandante do Posto Territorial de Albergaria-a-Velha, Virgílio Bandeira, foi agraciado com o Prémio Ação de Comando ‘General Farinha Beirão’.
O prémio tem como objetivo galardoar os sargentos que mais se distinguiram durante o ano transato na função de comandante de Posto. O galardão Ação de Comando ‘General Farinha Beirão’ evoca e homenageia o militar General Farinha Beirão, comandante geral da GNR entre 1927 a 1939.
Em declarações ao Jornal de Albergaria, Virgílio Bandeira conta ser “uma grande honra, orgulho e simultaneamente uma satisfação ver reconhecido o trabalho realizado ao longo de vários anos“. Admite “jamais” ter imaginado receber este prémio já que nunca fez “nada a pensar em qualquer prémio” e resume ser “uma consequência do trabalho materializado“.
No desempenho das suas funções, explica que acima de tudo procura “manter o efetivo motivado e unido, o que permite melhores respostas às dificuldades surgidas no dia-a-dia“. A par disso, o comandante aposta na proximidade e disponibilidade para o seus militares “para que se sintam mais confortáveis nas atuações“. Em resumo, esclarece que “o cumprimento da Lei e o respeito pelo cidadão” são os vetores a partir dos quais desenvolve “toda a atividade, sempre em busca de prestar o melhor serviço público“.
Apesar da conquista, garante que o seu “quotidiano será o mesmo” mas com uma maior responsabilidade assumida por saber que poderá ser considerado “como uma referência“.
O sargento-ajudante, Virgílio Bandeira, tem 44 anos de idade e ingressou na Guarda Nacional Republicana em 1997. Entrou na categoria de Sargentos em 2005 e já comandou os Postos Territoriais de Avanca, Póvoa de Lanhoso e Cesar. Desde 2017 que comanda o Posto Territorial de Albergaria-a-Velha.