Albergaria assinala Dia Mundial da Bicicleta

0
221

No dia 3 de junho, quinta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Bicicleta. Uma data instituída pela Organização das Nações Unidas que visa promover o uso da bicicleta como meio de transporte, destacar os benefícios deste meio de transporte e chamar a atenção para os direitos dos ciclistas. O município de Albergaria não quer deixar passar a data em claro e vai dinamizar um conjunto de atividades neste dia para toda a comunidade. As ações serão realizadas na Escola Básica de Albergaria-a-Velha e na APPACDM, na Branca.

A participação nas atividades é gratuita mas sujeita a marcação prévia. Pode inscrever-se através do número 234 520 193 ou pelo e-mail: moba@cm-albergaria.pt.

No recinto da Escola Básica Integrada de Albergaria-a-Velha, entre as 9h00 e as 12h00, vão ser realizadas atividades dirigidas a públicos de diferentes idades, que envolvem o uso da bicicleta. Na estação 1, os mais pequenos, com idades entre os 2 e os 12 anos, são motivados a descobrir a ´mini-cidade´ sobre duas rodas. Na estação 2, as pessoas com mais de 18 anos podem participar numa curta formação sobre a utilização de cargo-bikes, com possibilidade de transporte de outro utilizador. Na estação 3, os maiores de 16 anos podem experimentar andar numa bicicleta elétrica e, na estação 4, as crianças e jovens entre os 2 e os 16 anos vão poder para testar a sua perícia num circuito de mobilidade com obstáculos. Segundo avança a autarquia albergariense, “os participantes podem trazer a sua própria bicicleta, se assim preferirem”.

Já na APPACDM de Albergaria-a-Velha, entre as 9h30 e as 10h30, será feita uma introdução e demonstração dos diferentes equipamentos disponíveis no projeto MOB.A para crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais.

As atividades do Dia Mundial da Bicicleta contam com a participação da Guarda Nacional Republicana – Ação de Prevenção e Sensibilização.