O projeto “Albergaria +Ativa”, desenvolvida pela Associação BioLiving, já arrancou com a realização da sua primeira atividade a ser promovida com os utentes da Associação Social para Idosos com Vida (ASIV) de S. João de Loure e Frossos.
A iniciativa nasceu com a missão de “combater o isolamento social e sensibilizar a população sénior do concelho albergariense para a proteção e conservação da biodiversidade local, através da dinamização de passeios interpretativos, ações de voluntariado ambiental e atividades intergeracionais de partilha de saberes, entre outras atividades“, explica a associação.
Fotografia: Associação BioLiving Fotografia: Associação BioLiving Fotografia: Associação BioLiving Fotografia: Associação BioLiving Fotografia: Associação BioLiving
Na primeira atividade o objetivo passou por despertar algumas memórias dos participantes referentes às suas vivências na natureza, promovendo a partilha de memórias e praticando uma escuta ativa e sensível. Para atingir estas metas recorreu-se à leitura de um livro infantil e foi pedido aos participantes para levarem objetos que lhes despertassem memórias e vivências de infância. Houve ainda tempo para apelar à criatividade com a criação de crachás de identificação pessoal, utilizando elementos da natureza como sementes, folhas e ramos.
Este projeto de envelhecimento ativo e ambiental recebeu o prémio BPI Fundação ‘La Caixa’ Rural 2021 e conta com as parcerias da PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.