A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai aumentar patrulhamento a partir de amanhã, dia 4 de maio, até dia 14 com a operação ‘Peregrinação Segura’.
A sinalização ao longo da Estrada Nacional 1 alerta para a presença de peregrinos na berma, testemunhando o fluxo contínuo de caminhantes que atravessam o concelho de Albergaria-a-Velha em direção a Fátima. Movidos por promessas pessoais, familiares ou em homenagem aos falecidos a maioria dos peregrinos tem como destino o santuário de Fátima.
Com a aproximação do dia 13 de maio, marcado pela memória da primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, a Guarda Nacional Republicana (GNR) prepara-se para intensificar as ações de patrulhamento. A operação “Peregrinação Segura 2024” estará em vigor a partir do dia 4 até 14 de maio, visando as principais vias de acesso à cidade de Fátima.
Num comunicado de imprensa divulgado a força de segurança explicou que o objetivo primordial é garantir a segurança dos peregrinos durante as suas jornadas, reforçar o policiamento no santuário e nas áreas circundantes.
Dado o grande número de participantes nas peregrinações, que frequentemente se deslocam em grupos numerosos, a circulação em vias com tráfego intenso e bermas estreitas representa um desafio adicional. A GNR emitiu algumas recomendações aos peregrinos:
- Manter-se em fila indiana;
- Sinalizar claramente o início e o fim dos grupos;
- Utilizar a berma devidamente sinalizada com coletes refletores, evitando andar na estrada;
- Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito;
- Evitar locais onde seja proibida a circulação de peões;
- Abster-se de utilizar auscultadores, auriculares ou telemóveis durante o trajeto;
- Não caminhar sozinho durante a noite;
- Ter especial cautela ao atravessar as vias.



