O Rotary Club de Albergaria-a-Velha foi o anfitrião da jornada, no âmbito do combate à Poliomielite, que decorreu, na manhã de hoje, na Junta de Freguesia de S. João de Loure e Frossos e no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.
A totalidade dos fundos angariados na iniciativa vão ser entregues à Rotary Fundation, um dos organismos ligados à erradicação da pólio. Serão ainda doados 20 quilos de fruta à Associação Social para Idosos com Vida (ASIV), instituição designada pela Junta de Freguesia de S. João de Loure Frossos.
À causa humanitária e solidária, juntou-se o objetivo de “dar a conhecer aos rotários provenientes de outros concelhos, o importante património natural Pateira de Frossos”, disse Edgar Borges, presidente do Rotary albergariense.
Organizada conjuntamente pelos clubes rotários de Albergaria, Aveiro, Ílhavo, Estarreja e Vale de Cambra, a jornada contou com o contributo da Junta de Freguesia de S. João de Loure e Frossos, em cuja sede decorreu a receção dos participantes, da Art Seguros, da Bioliving e do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos.
Os cerca de 25 participantes, recebidos por Gonçalo Abreu, coordenador do Centro de Interpretação, foram convidados a explorar as áreas da botânica e da biologia, numa sessão informal sobre a flora e fauna da Pateira de Frossos, em que todos se mostraram atentos, interessados e participativos.
José Cruz, presidente da Sub-Comissão da Poliomielite no Distrito 1970, a quem coube desafiar os referidos clubes rotários para promoverem esta ação solidária, disse ao Jornal de Albergaria, que este evento, além da angariar fundos, foi um encontro estimulante entre rotários de vários clubes da região, de forma a assinalarem em conjunto o Dia Mundial de Combate à Poliomielite (24 de Outubro).
Doença infectocontagiosa, paralisante e potencialmente mortal, a pólio “está erradicada em Portugal e em quase todo o mundo, com exclusão do Paquistão e Afeganistão, mas tem ressurgido em alguns pontos do planeta, pelo que se pretende reverter a situação”, adiantou José Cruz.
Como parceiro Fundador da Iniciativa Global da Erradicação da Poliomielite, o Rotary Internacional reduziu os casos da doença em 99 por cento, desde o primeiro projeto de vacinação de crianças, principais vítimas da doença, nas Filipinas, em 1979.
Redigido por Sofia Meneses