O concurso do Pingo Doce tem votações abertas até 26 de outubro. Saiba como funciona a votação e conheça os projetos da Cediara e da Banda Velha União Sanjoanense para tornar Albergaria num ‘Bairro Feliz’.
Envelhecimento ativo e música para todos são as propostas da edição 2024 da iniciativa ‘Bairro Feliz’ em Albergaria, promovida pelo Pingo Doce. As votações estão abertas até dia 26 de outubro e são feitas no único supermercado da marca existente no concelho.
A candidatura da Cediara destina-se à aquisição de novos materiais facilitadores à reabilitação neuro-motora, que beneficiariam cerca de 50 dos 70 utentes da IPSS. A aposta em exercícios que estimulam a saúde física e mental insere-se num programa terapêutico mais amplo adaptado às necessidades pessoais de cada um, como explica Tânia Silva, membro da IPSS.
O prémio do ‘Bairro Feliz’ permitiria ajudar a Cediara com a compra de um electroestimulador para “aliviar a dor e melhorar a força e tónus muscular”, quatro compressas de calor “como apoio à fisioterapia”, uma bicicleta estática para os utentes mais novos e duas pedaleiras para os mais velhos; detalha Ivo Bento, fisioterapeuta na Associação.
Tânia Silva acrescenta que a necessidade de reforçar os equipamentos disponíveis surge perante o aumento das doenças neurodegenerativas e cervo-vasculares. Os exercícios de equilíbrio e força muscular atuam como formas de reabilitação e prevenção, evitando, por exemplo, quedas e outros acidentes.
Chamar para a música
A BVUS – Banda Velha União Sanjoanense concorre ao Bairro Feliz para melhorar a qualidade e dinamização das aulas da Academia de Música do grupo, através da aquisição de uma impressora e de um computador para apoiar as sessões.
O material tem sido totalmente sustentado pela Banda e esforço dos pais dos alunos, um investimento essencial para a continuação da BVUS; sendo a Academia a primeira etapa de todos os músicos que integram a filarmónica que celebra, este mês, 196 anos de existência.
A Academia BVUS, uma vertente da Banda que requer bastante verba, como sublinha Etelvina Almeida, presidente da Associação, conta com 53 alunos, dos 4 aos 40 anos e funciona no Centro Cultural de São João de Loure, espaço cedido pelo Município.
Como votar?
As votações para o Bairro Feliz são feitas através de moedas com o mesmo nome. Por cada 10 euros de compras no Pingo Doce, recebe uma destas fichas verdes – com máximo de três moedas por compra.
De seguida, basta colocar a chapinha na/s iniciativa/s que pretende ajudar a chegar à vitória. A causa mais votada recebe um donativo até aos 1000 euros, ajustado ao valor da proposta inicialmente enviada.