Albergaria reforça segurança para peregrinos com percurso “mais seguro”

0
219

Com os peregrinos a caminho da Cova da Iria, o Município de Albergaria-a-Velha implementou um programa de segurança e criou um percurso urbano alternativo, considerado “mais seguro”, para garantir que a travessia pelo concelho é feita com maior proteção, apoio logístico e envolvimento da comunidade local.

Com o início do período de peregrinação a Fátima, o Município de Albergaria-a-Velha, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), reforça as medidas de segurança para garantir que todos os peregrinos que passem pelo concelho o façam de forma segura. Este ano, o destaque vai para um percurso especialmente delineado dentro da cidade, considerado “o mais seguro”, com diversas novidades no apoio aos caminheiros.

João Oliveira, coordenador do SMPC, explicou que foram definidos três trajetos possíveis: o percurso mais perigoso, o percurso normal e o percurso mais seguro e mais curto que desvia os peregrinos da Estrada Nacional, conduzindo-os pelo interior da cidade. “O nosso objetivo é que quem passar por Albergaria faça sempre o percurso mais seguro”, referiu João Oliveira.

Para facilitar a orientação, a autarquia vai disponibiliza sinalética ao longo do caminho mais seguro, que será indicada por um cartaz à entrada do concelho — uma figura de destaque para facilitar a identificação do trajeto. Além disso, vai haver caixas de primeiros socorros de autoatendimento, colocadas em pontos estratégicos, para que os próprios peregrinos possam tratar pequenos ferimentos, como arranhões ou bolhas. Estas caixas estarão localizadas em frente ao Descontão da Branca, ao Pingo Doce da Zona Industrial e ao Continente, já à saída da cidade. Estas caixão vão ser abastecidas “com produtos fornecidos pelos próprios supermercados locais, contribuindo assim também para o envolvimento da comunidade e do comércio local”, acrescentou.

Para situações que exijam mais do que um curativo, está a ser montada uma tenda de apoio junto à Biblioteca Municipal. “Neste espaço, os peregrinos podem descansar, lavar os pés, tratar bolhas e receber assistência de um profissional de saúde”. Caso alguma situação requeira transporte para uma unidade hospitalar, será assegurada a ativação dos meios adequados. “O que queremos é garantir que quem visita Albergaria e atravessa o concelho em peregrinação o faça da forma mais segura possível”, sublinha o coordenador.